Réveillon sem as 7 ondinhas: saiba como adaptar os rituais da virada em casa

Já é quase Réveillon! Porém, em meio a um cenário de isolamento social, passar a virada do ano na praia não está (ou pelo menos não deveria estar) nos planos da maioria de nós. Mas será que dá para repetir rituais tradicionalmente feitos com os pés na areia em casa? “Algumas práticas, como oferendas à Iemanjá, não dá para fazermos de casa. Porém, existem outros rituais legais para nos conectar com essa energia”, diz a astróloga e espiritualista Sara Koimbra.

A pedido de Universa, Sara adaptou algumas das tradições da virada do ano para serem feitas no conforto do seu lar. Ah! A intenção na hora de ritualizar é muito importante. Então, lembre-se: na hora de escolher seu ritual, coloque todo seu pensamento positivo para o ano de 2021 e feliz ano novo!

Banho de Sal do Himalaia

“A água do mar é salgada e sabemos que o sal tem como função desmagnetizar. Por isso, podemos fazer um banho em casa que vai ter uma função bastante parecida com o banho de mar. É perfeito para quem não pode estar na praia”, diz Sara.

Ingredientes:

4 xícaras de leite de coco
1 xícara de sal do Himalaia
1-2 xícaras de pétalas de rosa secas ou frescas ou botões de Lavanda
10 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de rosa

Como fazer:

“Primeiro, limpe sua energia e limpe seu espaço. Você pode escolher acender incenso, nesse caso, sempre indico Sálvia Branca ou Palo Santo, que são ótimos para purificar.

Acenda suas velas favoritas ou velas que correspondam às suas intenções. Você pode preparar o banho em um balde, levar para debaixo do chuveiro e, com uma bucha vegetal, espalhar pelo corpo um tempo antes de se enxaguar.

Os sais minerais do Himalaia eliminam toxinas, promovem o equilíbrio espiritual e mental, aliviam o estresse e restauram a sensação de bem-estar. O leite de coco nutre e hidrata a pele e torna o banho sedoso e macio. Já os óleos essenciais de rosa e lavanda são calmantes e atuam promovendo paz, proteção, purificação, clareza, cura e amor.

Use esse tempo do banho para meditar sobre o que você quer liberar de sua vida. Se não quiser tomar um banho com sal grosso, você pode fazer uma faxina pesada na sua casa antes do ano novo. A ideia de limpeza pode ser colocada em prática de outras formas. Adapte ao que achar melhor para sua rotina.”

Oferenda moderna

“A faxina espiritual que muitos de nós sentimos a necessidade de fazer na virada do ano também pode se tornar uma forma de oferenda. Além de jogar objetos velhos e quebrados fora, liberando energia em nossa casa, podemos separar tudo aquilo que está em perfeitas condições e não tem mais utilidade para nós e doar para instituições sem fins lucrativos.

Essa limpeza física e energética na casa também vai ter um significado parecido com o banho de mar que gostamos de tomar na virada do ano.”

Pular sete ondinhas

“O número 7 é um número da sorte, então podemos trazê-lo para nossas comemorações e práticas ritualísticas de ano novo de outras maneiras. Por exemplo, podemos comer 7 colheres de lentilha na virada do ano, 7 sementes de romã ou, ainda, guardar 7 moedas na carteira para chamar prosperidade. A lentilha é verde, uma cor que também atrai a prosperidade, então é uma boa pedida para substituir o pular das sete ondas.”

Cores e amores

“Usar cores específicas na virada do ano, de acordo com o objetivo que cada pessoa quer para o ciclo que irá começar, é típico, principalmente no Brasil. O interessante é vestir algo novo, uma roupa que não foi usada ainda. Para as cores, podemos seguir com o amarelo para dinheiro, o branco para a paz, o vermelho para a paixão e o verde para prosperidade.

O legal é explorar essas cores não só na nossa própria vestimenta, como na decoração de casa, nos objetos que colocaremos na nossa mesa de jantar e em nossos altares ou locais de comemoração.”

Primeiro dia do ano

“Uma coisa que eu costumo fazer todo o dia primeiro, principalmente no primeiro dia do ano é soprar canela para dentro de casa. Para quem está em casa, eu aconselho pegar um pouco de canela em pó e soprar com a mão direita para dentro de casa. Recomendo essa magia simples para quem deseja alcançar a prosperidade em qualquer âmbito da vida.

Para fazer é muito simples: vá até a porta de casa ou do trabalho, segurando um punhado de canela em pó na palma da mão direita. Assopre de fora para dentro, mentalizando a prosperidade e o sucesso naquilo que almeja. Pronto!”

Do Uol.