Retrospectiva: ALPB tem eleição tumultuada, vereadores são detidos e Cartaxo anuncia 70 obras

Sem Título-1

2015 foi um ano de fortes emoções para a política paraibana e brasileira. O Paraíba Já elencou os principais acontecimentos dos meses de Janeiro e Fevereiro e mostra que o ano começou com crise na política e na economia já era prenunciada…

Na calada da noite…

Foi empossada na madrugada de 1 de janeiro de 2015, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Rita para o biênio 2015/2016. À mesa, fizeram-se presentes o novo presidente Waldecir Lucindo, o vice-presidente Genival Guedes e a segunda secretária Vanda Vasconcelos.

João Gonçalves estava só de férias de Ricardo Coutinho

O deputado estadual João Gonçalves (PSD) disse que nunca deixou de fazer parte da bancada aliada do governador reeleito Ricardo Coutinho (PSB), mas que apenas ‘tirou férias’ da bancada.“Durante a campanha, permaneci na Assembleia Legislativa, mas tive de permanecer neutro, porque o presidente de meu partido, Rômulo Gouveia, não permitiu que eu acompanhasse a bancada governista a o governador Ricardo”, justificou João.

Vereadores de Piancó vão parar na delegacia

A eleição para presidente da Câmara de vereadores da cidade de Piancó, no sertão do Estado, foi bastante tumultuada, marcada por confusão, troca de farpas e discussões entre os parlamentares. A sessão foi realizada na noite de 1 de janeiro e teve início por volta das 19h. As galerias estavam ocupadas pela população e por partidários dos blocos da situação e oposição. Dois nomes concorriam à presidência, O vereador Pedro Aureliano (PMDB), registrou seu nome pela situação e Guilherme Montenegro (PRTB) pelo bloco de oposição.

Posses de Ricardo e Dilma Rousseff

reconducao-ao-cargo-ricardo-foto-francisco-franca-5O governador Ricardo Coutinho, acompanhado da vice-governadora Lígia Feliciano, foi reconduzido ao cargo para o seu segundo mandato em solenidade realizada em frente ao Palácio da Redenção. Ele recebeu a faixa das mãos do aposentado Joaquim Mendes, conhecido como Pedro da Barraca.

 

dilma-lula-posse

A presidenta Dilma Rousseff tomou posse também em primeiro de janeiro e pediu o apoio dos brasileiros para fazer o país avançar. O apelo foi feito durante o discurso no parlatório do Palácio do Planalto para o público na Praça dos Três Poderes, após receber a faixa presidencial. “Para conseguir avançar preciso, mais do que nunca, do apoio e da compreensão de vocês. Quero pedir o apoio de todos, de Leste a Oeste, de Norte a Sul do Brasil”, disse.

 

Prevendo crise econômica 

A secretária estadual de Administração, Livânia Farias, revelou, no dia 1 de janeiro, que os próximos anos (2015 e 2016 especificamente) serão difíceis, e que o Governo deve reduzir a folha de pessoal para oferecer qualidade e melhores serviços à população. De acordo com ela, a gestão de pessoas será o desafio da sua pasta para este segundo mandato do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Secretários de Estado são empossados

Os secretários e dirigentes de órgãos e estatais foram empossados no dia 5 de janeiro pelo governador Ricardo Coutinho. Em pronunciamento, o secretário da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio-Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo, destacou que todos devem estar motivados na busca de alcançar as metas estabelecidas e traçar ações que busquem o desenvolvimento igualitário do estado. A secretária da Saúde, Roberta Abath, disse que uma das metas é dar continuação às ações que foram implementadas nos últimos quatro anos. Já o secretário da Educação, Aléssio Trindade, ressaltou que uma das prioridades da pasta é buscar a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional.

Cartaxo anuncia entrega de 72 obras em 2015

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), decidiu apertar o cerco em todas as novas obras e reformas em execução nos diversos bairros e Centro da cidade para que possa entregá-la ainda em 2015.  Segundo ele, já são registradas 72 ações envolvendo desde a reforma na Lagoa, a novas UPAS, milhares de apartamentos, 5 novas escolas aclimatadas e em tempo integral, Creches, Centros esportivos, de Cultura, calçamento da orla, contenção da barreira do Cabo Branco, entre outros.

Maranhão sinaliza candidatura de Manoel Júnior 

O senador José Maranhão, presidente do PMDB da Paraíba, disse em janeiro que seu partido deverá disputar a prefeitura de João Pessoa em 2016. O dirigente defendeu a tese de que é necessário concorrer às eleições para manter o protagonismo da legenda, tanto em nível nacional quanto municipal.

 

cicero-lucena-rosto
O senador e ex-governador Cícero Lucena (PSDB), ironizou o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), que considerou seu nome para disputar a Prefeitura de João Pessoa em 2016. Com seu mandato terminando em janeiro e se afastando da vida pública, Cícero disse que o nome do PSDB deve ser o de Ruy, que terá do ex-governador o mesmo apoio que lhe ofereceu.

Em janeiro, Lucélio Cartaxo ainda era quadro da gestão de Ricardo Coutinho 

“Não colocamos faca no pescoço de ninguém, não fizemos disputa de cargo, o que iremos fazer é trabalhar para que a Paraíba avance cada vez mais, De forma muito humilde, vamos fazer com que isso aconteça”, explicou o então presidente da Companhia Docas, Lucélio Cartaxo (PT), sobre seu antigo partido, PT, nunca fazer disputa por cargos na gestão do governador Ricardo Coutinho.

Cunha, presidente: com a benção dos deputados paraibanos

“Temos recebido o apoio da maioria dos deputados da Paraíba por compreenderem que dispomos da melhor proposta para a presidência da Câmara Federal”, declarou Eduardo Cunha (PMDB/RJ), ao comemorar, no início de janeiro, a decisão do PMDB de fechar o apoio em torno dele. Ele já teria o apoio dos deputados federais paraibanos Manoel Junior (PMDB), Hugo Motta (PMDB), Wilson Filho (PTB), Veneziano Vital (PMDB), Benjamim Maranhão (SD), Aguinaldo Ribeiro (PP), Romulo Gouveia (PSD) e Wellington Roberto (PR). Houve até deputado apostando salário. “Eu não sou um homem afortunado, mas se o Eduardo Cunha tiver menos de 310 votos e o candidato dele tiver mais de 150, eu pago qualquer aposta. Aposto até o meu salário de fevereiro”, disse. Cunha foi eleito para a Presidência da Câmara com 267 votos, com um mandato de dois anos.

O ensaio do fim já acontecia em janeiro

06072013044507

“Toda essa especulação só serve para alimentar noticiários no mês de férias, pois como se tem poucas notícias, ficam nesse vai e vem, nessa bobagem se o PSB vai ou não participar do governo do PT. O PSB considera o PT um parceiro, e parceiro é para ser respeitado mutuamente, apenas isso”, disse Ricardo sobre possível estremecimento de relações com o prefeito Luciano Cartaxo, que ainda era petista.

“De forma alguma não existe nenhum ruído. Nós temos conversado, o entendimento é o mesmo. União, acho que esta é a palavra chave em favor do estado da Paraíba, de João Pessoa e do Brasil. Temos que dar as mãos”, disse Cartaxo.

 

Cerveró preso pela PF na Operação Lava Jato

A Polícia Federal (PF) prendeu em janeiro o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, quando o executivo desembarcava no Riogaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, procedente de Londres, na Inglaterra. Nestor Cerveró foi denunciado pelo MPF em 2014, por lavagem de dinheiro e corrupção ativa, quando passou a réu no processo da Operação Lava Jato, juntamente com o doleiro Alberto Youssef, com Fernando Antonio Falcão Soares, que seria o operador do PMDB no esquema, além de empresários de várias empreiteiras que tinham contratos com a Petrobras.

Crise bate à porta: Ricardo renuncia aumento de salário

O governador Ricardo Coutinho renunciou o aumento do próprio salário e suspendeu reajustes dos vencimentos da vice-governadora, Lígia Feliciano, dos secretários e auxiliares de governo. A ação fez parte do pacote de medidas para a contenção de gastos e enxugamento da máquina pública.

PSOL vidente

O presidente estadual do PSOL, Fabiano Galdino, apesar de considerar que a união PT, PMDB e PSB daria força eleitoral ao prefeito Luciano Cartaxo em 2016, argumentou que tal cenário seria interessante do ponto de vista ideológico e administrativo, mas já era descrente que marchariam juntos.“Penso que PSB e PMDB devem lançar candidaturas próprias para a prefeitura de João Pessoa. Afinal, eles querem projetar os cenários de 2018”, opinou.

O líder da oposição na Câmara de Vereadores de João Pessoa, Lucas de Brito (DEM), anuncia que o vereador Raoni Mendes (PDT) seria o novo líder da bancada. “Nós incorporamos, em definitivo, a alternância como princípio para ocupar a oposição e que vai valer para os outros exercícios. Ao mesmo tempo, vamos fazer um trabalho de união dentro da bancada para aperfeiçoar os trabalhos e torná-los mais visíveis e consistentes”, garantiu.
O líder da oposição na Câmara de Vereadores de João Pessoa, Lucas de Brito (DEM), anuncia que o vereador Raoni Mendes (PDT) seria o novo líder da bancada. “Nós incorporamos, em definitivo, a alternância como princípio para ocupar a oposição e que vai valer para os outros exercícios. Ao mesmo tempo, vamos fazer um trabalho de união dentro da bancada para aperfeiçoar os trabalhos e torná-los mais visíveis e consistentes”, garantiu.

Prefeitura de Santa Rita tem contas bloqueadas

O juiz Gustavo Procópio Bandeira, da 5ª Vara Mista de Santa Rita, deferiu pedido de liminar contra a Prefeitura de Santa Rita determinando o bloqueio de até 60% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), exclusivamente para pagamento dos salários do servidores da educação, e de até 54% dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM e SUS, para serem utilizados no pagamento dos servidores da saúde.

Cássio é líder do PSDB no Senado

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), derrotado na disputa pelo Governo da Paraíba em 2014, deve assumir a liderança do PSDB no Senado. Ele substituiu o senador Aloízio Nunes (PSDB/SP), que foi candidato a vice-presidente de Aécio Neves (PSDB). O tucano disse que havia conversado com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) sobre o tema, e definiu que a liderança do partido no Senado seria feita através de rodízio.

Renan é eleito presidente do Senado

O senador Renan Calheiros  (PMDB/AL) foi eleito para a Presidência do Senado com 49 votos. Luiz Henrique teve 31 votos e um foi nulo. Ele exercerá o cargo entre 2015 e 2016. Maior partido da Casa, a bancada peemedebista indicou Renan Calheiros (PMDB-AL) para o segundo mandato e Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentou candidatura própria.

Eleições da Mesa Diretora da ALPB conflitante

eleicao_de_adriano_galdinoCom dois votos a menos do que o previsto, o deputado estadual Adriano Galdino (PSB) foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em fevereiro. Por 19 a 17, Galdino derrotou o então presidente da casa, Ricardo Marcelo (PEN), e recolocando um deputado alinhado ao Governo do Estado à frente da ALPB. A eleição durou mais de seis horas, pois houve vários conflitos. De um lado, deputados governistas exigiam que a votação fosse em cédula, do outro, Ricardo Marcelo defendia que fosse eletrônica. Resultado: o deputado Tião Lucena arranca fios da urna eletrônica instalada. “Nós derrubamos o último ditador do estado”, disse o deputado do PSL, em entrevista ao Paraíba Já. Na mesma ocasião, também foi votada a chapa para o segundo biênio, na qual Gervásio Maia Filho (PMDB) foi eleito presidente da Casa e deve assumir em 2017.

 

Hervázio toma posse e se torna líder da bancada do governo na ALPB

O deputado Hervázio Bezerra (PSB) foi empossado em fevereiro. Ele assumiu uma das vagas na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), com o pedido de licença do deputado Lindolfo Pires (Democratas). Logo após, se tornou líder do governo na Casa.

Previsão fail

O vereador Lucas de Brito Pereira (DEM) afirmou em fevereiro que a bancada de oposição ao prefeito Luciano Cartaxo (PT), na Câmara Vereadores de João Pessoa deveria aumentar para 13 parlamentares. Ela, que possuía apenas dois nomes: o próprio Lucas e Raoni Mendes (PTB). O tempo mostrou que a adesão foi bem menor.

A vida do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB) nunca esteve fácil em seu primeiro mandato. Não apenas opositores o criticam, mas gente de seu próprio partido. O novato na ALPB Bruno Cunha Lima (PSDB) insinuou em fevereiro que poderia disputar em 2016 a PMCG. “Cada dia com sua agonia. Se há de vir um projeto futuro, virá no tempo certo. Meu nome está à disposição do meu partido e grupo para essas e outras caminhadas que virão”, admitiu.
A vida do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB) nunca esteve fácil em seu primeiro mandato. Não apenas opositores o criticam, mas gente de seu próprio partido. O novato na ALPB Bruno Cunha Lima (PSDB) insinuou em fevereiro que poderia disputar em 2016 a PMCG. “Cada dia com sua agonia. Se há de vir um projeto futuro, virá no tempo certo. Meu nome está à disposição do meu partido e grupo para essas e outras caminhadas que virão”, admitiu.

Deputado é atropelado

O deputado estadual Anísio Maia, (PT) foi vítima de um atropelamento no início de fevereiro e passou por uma cirurgia ortopédica. O acidente foi causado por uma motocicleta na Rua Diógenes Chianca, paralela à BR-230, no bairro de Água Fria, Zona Sul de João Pessoa. Anísio teve uma fratura exposta no osso tíbia de uma das pernas e também teve a face fraturada. Ele foi socorrido consciente e orientado para o Hospital da Unimed, localizado no bairro da Torre.

Paraibano preside CPI da Petrobrás

O deputado Hugo Motta (PMDB-PB) foi indicado pelo líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), para presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. “A escolha se deu pelo seu histórico e por presidir no mandato passado, com muita altivez e competência, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, o que o credencia para conduzir com muito vigor as investigações sobre os escândalos da Petrobras”, disse Picciani.  Mas essa decisão foi criticada duramente pelo PSOL da Paraíba.  “O PSOL é o único partido com representação no Congresso Nacional que não recebeu nenhum centavo de empresas envolvidas na Operação Lava Jato. Fico feliz por ter a certeza que estou no Partido certo; feliz por saber que é possível fazer política de forma ética; e feliz por ter representantes em Brasília que denuncia o que milhões de nós que vivemos na Paraíba gritamos ao saber da indicação de Hugo Motta para presidir a CPI da Petrobras mesmo tendo recebido recurso de empresas envolvidas na Operação Lava Jato”, declarou Tárcio Teixeira.