- Publicidade -
Cotidiano

Reportagem sobre aumento de patrimônio de deputado da PB concorre a prêmio internacional

Matéria foi escrita pela jornalista Amanda Audi e publicada no portal The Intercept Brasil em setembro do ano passado

Uma reportagem sobre o aumento de patrimônio, monopólio do município de Queimadas e história política do deputado paraibano Doda de Tião (PTB), escrita pela jornalista Amanda Audi e publicada no portal The Intercept Brasil, foi selecionada para concorrer ao True Story Award, uma premiação mundial de jornalismo. O prêmio será entregue em agosto deste ano na Suíça.

- Continua depois da publicidade -

O texto, publicado em 27 de setembro de 2018, aborda o aumento de patrimônio do parlamentar, aliado a histórias sobre o comando de sua família na cidade de Queimadas, região metropolitana de Campina Grande, e a ascensão política de Doda.

Amanda explicou, através do Twitter, que a reportagem só foi possível por conta da campanha que o The Intercept Brasil fez no Catarse para financiar a cobertura eleitoral de 2018. “Uma das coisas que fizemos com o dinheiro foi colocar no ar uma plataforma em parceria com a OpenKnowledge que cruzava dados de todos os candidatos ao Congresso”, contou.

Conforme a jornalista, a partir desses dados, foi feito uma linha de corte considerando apenas políticos provenientes de cidades com até 100 mil habitantes e levantaram informações daqueles que mais enriqueceram entre as eleições de 2014 e 2018. “Foi assim que chegamos ao nome de Doda de Tião. O patrimônio dele, deputado estadual da Paraíba, cresceu 716% em 4 anos. Passei dois dias pesquisando sobre o deputado e parti para Queimadas, cidade perto de Campina Grande, onde vive a família dele”, afirmou Amanda Audi.

Bastidores da reportagem

Amanda junto com a fotógrafa Janine Moraes foram acolhidas pela família de Doda de Tião. De acordo com a jornalista, elas foram levadas ao âmago das relações familiares. “Comemos com eles, passeamos, conhecemos os negócios e, principalmente, presenciamos muitas situações controversas”, disse.

“Tivemos contato com uma realidade que se parece com o coronelismo, aquele movimento do início do século passado que a gente aprende na escola, e que ainda é muito presente em cidades pequenas dominadas por uma família, como é o caso da de Tião”, destacou a jornalista.

Ela ainda tratou sobre um retrato de fatores sociais e políticos da região. “Além de ocupar cargos importantes da política municipal há décadas, a família é dona das maiores empresas da cidade e é a maior empregadora de um município em que boa parte dos habitantes dependem de bolsa-família. São eles que escolhem quem terá acesso a empregos, água e leite”, comentou.

True Story Award

O True Story Award é um prêmio voltado para reportagens que expõem temas regionais pouco conhecidos por pessoas de outras localidades ou países. Outras 38 matérias foram escolhidas, e todas serão premiadas. “A nossa é uma das três selecionadas na língua portuguesa!”, comemorou Amanda.

Confira na íntegra os relatos da jornalista Amanda Audi:

Comente

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar