Renato Martins conclui relatório sobre saúde municipal e diz que situação é precária

O vereador Renato Martins (PSB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (28), para anunciar a conclusão de relatório sobre a Saúde Municipal, realizada pelo seu mandato. De acordo com o parlamentar, o documento atesta a precariedade que se encontra o sistema no Município.

Renato destacou que o relatório é fruto de um estudo realizado em visitas às Unidades de Saúde da Família (USF) localizadas em João Pessoa a pedido do Ministério Público Paraíba (MPPB).

“O MP abriu inquérito civil público para investigar a situação da Saúde no Município e solicitou de nosso mandato provas mais atualizadas e assim o procedemos. Visitamos uma amostragem de quase metade das equipes de Saúde da Família, ouvindo enfermeiros, agentes e saúde e sobretudo usuários. O resultado foi um relatório com mais de cem páginas e anexos com vídeos e matérias jornalísticas”, explicou o vereador.

De acordo com Renato Martins, o estudo realizado atestou que a Saúde do Município está deficiente. “O resultado do nosso trabalho atesta e comprova a precariedade desse importante e vital serviço para a sociedade. Os agentes de saúde denunciam a falência da atenção às ações preventivas e ausência de investimentos em geral”, relatou o parlamentar.

Segundo o vereador, há problemas como a falta de manutenção em equipamentos odontológicos; a descontinuidade de insumos básicos, como luvas, medicamentos e paracetamol; ausência de profissionais de saúde; e a demora na realização de exames.

O parlamentar afirmou que o documento será enviado, num primeiro momento, para o MPPB e num segundo, para o Ministério Público Federal (MPF) e a Comissão da Saúde do Congresso Nacional.