Reitor da UFPB diz que bônus para estudantes paraibanos é “justiça social”

Ao ser questionado sobre o posicionamento do Consepe em relação à medida, Valdiney Gouveia afirmou acreditar no bom senso dos colegas

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia comentou, em entrevista ao programa F5, da 89 Rádio Pop nesta quinta-feira (23), sobre sobre a proposta de criação de bônus para estudantes que cursaram todo o ensino médio e residem em território paraibano.

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) se reunirá nesta sexta-feira (24) para discutir a aprovação da proposta. Caso aprovada amanhã, a medida já começa a valer a partir do próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Valdiney exemplificou que um estudante que tirar 700 no Enem, terá 770 com o bônus, o que aumenta consideravelmente a chance de entrar na universidade. “Os 10% vãos ajudar muita gente. Muitos jovens estão aí há quatro, cinco anos. São 10 pontos só e se tivesse essa bonificação, ajudaria”, explicou.

O reitor revelou que, em média, a procura por cursos na instituição chega a um terço a formação de estudantes de outros estados. Ele ressaltou que os alunos sempre serão bem-vindos, mas o bônus trata-se de “justiça social com os nossos estudantes”.

Ao ser questionado sobre o posicionamento do Consepe em relação à medida, Valdiney Gouveia afirmou acreditar no bom senso dos colegas e que os estudantes devem receber uma notícia positiva.

“Quando se propõe uma minuta é precisamente para que haja apreciação. Não existe o perfeito. Se constrói em um processo e é nesse processo que a gente espera ver aprovado, e que os estudantes da Paraíba e que concluam seu ensino no Estado sejam beneficiados”, pontuou.