Rede de Alianças Francesas lança número especial para aprender francês via WhatsApp

Objetivo é incentivar os jovens a se aventurar no novo idioma e descobrir como a língua francesa pode ajudá-los a ir mais longe

O governo francês, por meio da rede de Alianças Francesas, lança a campanha #plusloin, que convida jovens do mundo inteiro a aprender o francês e, assim, expandir seus horizontes e ir mais longe.

A campanha, totalmente digital, é principalmente dirigida a jovens entre 18 e 25 anos e disponibiliza, em 34 países, interlocutores para uma conversa em francês em tempo real, via Whatsapp. O objetivo é incentivar os jovens a se aventurar no novo idioma e descobrir como a língua francesa pode ajudá-los a ir mais longe – nos estudos, na experiência de vida, na concretização de sonhos, no sucesso profissional.

#plusloin reúne o depoimento de pessoas que tiveram o apoio da língua francesa para chegar mais longe. Participam celebridades de várias nacionalidades, como a atriz e cantora de origem inglesa Jane Birkin e a coreógrafa e diretora espanhola Blanca Li, dentre tantas outras. Mas não só! A campanha apresenta também jovens anônimos com belas histórias de sucesso e superação.

Prazer, Kadjyna!

Kadjyna Aniceto cresceu na favela da Rocinha. Conseguiu uma bolsa de estudos na PUC do Rio de Janeiro. Formou-se em Engenharia Química com um duplo diploma em Engenharia de Processos, no Insa – Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Rouen, na França. Com o francês afiado, é responsável pela área de “business intelligence” da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal.

Um bate papo em Francês pelo WhatsApp

Além de um site dedicado e dos posts nas redes sociais, a campanha disponibiliza um numero de WhatsApp – +33 6 99 82 13 75 – onde os interessados poderão entender um pouco mais sobre o alcance da língua francesa e as portas que o idioma pode abrir. Quem atende do outro lado é um residente do país, fluente em francês. Como a campanha é mundial, o dispositivo está disponível em seis idiomas: português, inglês, árabe, chinês, espanhol e russo!

A campanha #plusloin tem como objetivo mostrar que o francês é, numa escala internacional, uma língua moderna, acessível e que pode desvendar novas oportunidades profissionais. Só no Brasil, são cerca de 1.000 empresas francesas em operação.

A língua francesa

Atualmente, 300 milhões de pessoas falam francês em todo o mundo, segundo a Organização Internacional da Francofonia. A rede de Alianças Francesas congrega 830 escolas em 134 países, 34 delas estão no Brasil e reúnem cerca de 22 mil alunos. As Alianças são instituições sem fins lucrativos e uma parte das vagas é destinada a alunos carentes.

A campanha #plusloin acontece simultaneamente em 75 países. A primeira fase, que inclui a participação por WhatsApp, vai até o dia dois de outubro. #plusloin é desenvolvida pelo Instituto Francês, órgão encarregado da promoção da cultura francesa no exterior e visa também a acompanhar e apoiar o retorno das atividades em toda a rede de ensino do francês, impactada pela pandemia neste ano de 2020.

A Aliança Francesa chegou ao Brasil em 1885 e comemora, em 2020, 135 anos! Atualmente, a extensa rede das Alianças Francesas no Brasil conta com 34 unidades distribuídas por todo o país, ilustrando a importância dessa longeva parceria entre a França e o Brasil.

O Institut français é a instituição pública responsável pela ação cultural da França no exterior. Sob a dupla supervisão do Ministério da Europa e das Relações Exteriores e do Ministério da Cultura, contribui ativamente para a diplomacia de influência da França. Seus projetos e programas baseiam-se em uma capacidade única de implantação através da vasta rede de serviços culturais das Embaixadas da França, dos Institutos Franceses e das Alianças Francesas presente nos cinco continentes.

Contato Aliança Francesa de João Pessoa:

Maria do Socorro da Costa Matos Silva
(83) 98750-3895
secretaria@afjoaopessoa.com.br
https://www.instagram.com/afjampa/