Receita Federal vai regularizar CPF pela internet para liberar auxílio emergencial

Na última quinta-feira (9), a Receita Federal anunciou que vai regularizar automaticamente os CPFs suspensos devido a pendências eleitorais. O objetivo é facilitar o atendimento às pessoas que não estão conseguindo fazer o cadastro para receber o auxílio emergencial do governo por problemas em relação ao documento.

O procedimento de regularização do CPF com pendências eleitorais normalmente é feito nos cartórios eleitorais, mas devido à pandemia, eles se encontram atualmente fechados, impedindo o atendimento. Desta forma, a Receita está fazendo o processamento dos documentos em caráter excepcional.

Esta regularização automática feita pelo órgão vale apenas para quem teve o documento suspenso por não ter votado nem feito a justificativa eleitoral, acarretando em punição. Para os outros casos de suspensão, como pendências por causa da declaração do Imposto de Renda, cadastro incorreto ou fraude, é preciso procurar a Receita.

Como regularizar o CPF

Se o problema com o seu CPF não for relativo à Justiça Eleitoral, será necessário procurar a Receita. A regularização pode ser feita pela internet, de graça, por formulário eletrônico ou via chat.

Há ainda a possibilidade de atendimento por e-mail. Neste caso, a mensagem deve ser enviada para o endereço correspondente ao seu estado de origem:

A notícia é do TecMundo.

Comente