O governador Ricardo Coutinho (PSB) defendeu novamente a criação, por parte do Governo Federal, de um Ministério para a Segurança Pública, para tentar inibir a violência no Brasil. De acordo com o socialista, o ministério universalizaria as políticas públicas em todos os estados, criando um sistema operacional em comum para as polícias.

“Eu não vejo como o Brasil, com uma epidemia dessas de violência, não ter um Ministério exclusivo para Segurança Pública. Eu acho que o Ministério serviria para universalizar as políticas públicas voltadas para a segurança. Não é para botar policial na esquina, isso cabe ao Estado, mas os instrumentos que a polícia opera têm que ser comum, caso contrário você terá um Estado que vai bem na segurança e o vizinho pode ir mal e contaminar o que vai bem, por isso, não tenho a menor dúvida que não há outro caminho”, explicou.

Para Ricardo também é necessário que o código penal seja revisado, e as penas sejam aplicadas e cumpridas de acordo com a gravidade do delito.

“Não é possível que você tenha um número exagerado de jovens mortos. Ou seja, é preciso ter uma política pública, uma reforma do código penal. Para você ter uma ideia, tem gente que é preso com fuzil num dia e no outro dia está solto. Gente desse tipo tem que está preso”, declarou.