RC sobre impostos em artigos de luxo: “quem é mais rico não quer pagar nada de combate à pobreza”

O governador Ricardo Coutinho (PSB) comentou nesta quarta-feira (19) a recente polêmica com a oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O gestor encaminhou ao Legislativo uma projeto de lei aumentando a carga tributária de artigos de luxo e foi criticado pela bancada oposicionista.

Para Ricardo, os mais ricos não querem nenhuma responsabilidade com o fim da desigualdade social, ao passo que os produtos consumidos pelos mais pobres concentram boa parte da arrecadação tributária. Ele considerou que a polêmica criada em torno do tema é positiva, pois faz com que a população se atente a assuntos relevantes da sociedade.

“Estamos votando um fundo de combate à pobreza, com os artigos de luxo. Daí você tem alguns segmentos se levantam contra. Eu quero que todo mundo bote a cabeça para saber quem acha injusto comprar uma lancha de não sei quantos pés, comprar uma moto de mil cilindradas e não querer pagar um fundo de combate à pobreza, enquanto que a cervejinha que você toma lá em Mangabeira, na beira da esquina, lá dentro tem fundo de combate à pobreza. Um cigarrinho que o pobre fuma, lá dentro tem fundo de combate à pobreza. Ou seja, quem é mais rico não quer pagar nada de combate à pobreza”, afirmou.

Ricardo deixou claro ainda que poderia ter concluído o mandato sem entrar em tal polêmica, mas que elas são necessárias para que assuntos espinhosos entrem em pauta na sociedade, só que sob o prisma dos “que mais precisam”.

“Eu poderia muito bem nem ter colocado isso, afinal, estou saindo do governo e só começaria a valer ano que vem. Mas eu faço questão por essa inquietude de alma que eu disse que pra mim é uma virtude. Faço questão de provocar esse debate, mas nas lógica dos que mais precisam, dos que foram eternamente excluídos.”