Racismo e direitos humanos são temas de evento em João Pessoa

Entre os dias 10 e 11 de novembro, a Faculdade Maurício de Nassau, unidade João Pessoa, promoverá o I Encontro de Políticas e Serviço Social. Com o objetivo de discutir temas relacionados ao racismo e direitos humanos, o evento é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas apenas para 80 pessoas.

Segundo a coordenadora do Curso de Serviço Social da unidade, Katarina Vieira, é importante promover a discussão sobre direitos humanos com formação profissional, principalmente para os nosso alunos. “Proporcionar aos estudantes de Serviço Social o conhecimento sobre o racismo e as formas de resistência negra, bem como acerca dos direitos humanos, na perspectiva de contribuir com um processo de formação profissional vinculada a defesa de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero”, enfatizou.

Para isso, estão programadas apresentações culturais como roda de capoeira, a partir das 19h, além de palestras, como a de  Joel Cavalcante, membro do Comitê Paraibano de Educação em Direitos Humanos,  que falará sobre “Os direitos humanos e a luta pela dignidade”.

Na quarta (11), no mesmo horário, haverá uma mesa redonda com o doutor em Bioquímica, Antonio Novaes, integrante fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI/UFPB),que atua com temas ligados a tecnologia e saúde da população negra africana e em áreas de quilombos. Na ocasião, Antonio irá abordar a temática “O racismo, expressão da violência simbólica e letal contra a população negra”.

O mestre de capoeira, Dário Pereira e a contramestre, Malú Farias, também  participarão da mesa redonda e irão abordar a questão, “A resistência negra e suas formas de expressão cultural”, além de promover uma roda de capoeira.

O evento será realizado na sala 605, da Faculdade Maurício de Nassau, da Av. Epitácio Pessoa. Para mais informações, entrar em contato com a coordenação do Curso de Serviço Social através do telefone (83) 2107.5950.