Queiroga participa da live de Bolsonaro para explicar suspensão de vacinação

Palácio do Planalto escala médico paraibano para tentar justificar decisão de mandar parar a imunização contra Covid-19 de adolescentes sem comorbidades

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi ‘escalado’ pelo Palácio do Planalto para participar da live do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite nesta quinta-feira (16), transmitida pelas redes sociais a partir das 19h.

A ideia é explicar a decisão do ministério que excluiu adolescentes sem comorbidades do Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. A informação é do site O antagonista.

A mudança de posicionamento do ministro acontece 13 dias após a pasta orientar o início da vacinação do grupo.

De acordo com a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, a suspensão da vacinação de adolescentes não passou pelas equipes de especialistas do PNI e da Câmara Técnica do Ministério da Saúde.

Os conselhos de secretários de saúde estaduais e municipais também não foram consultados. Ainda segundo a colunista, a forma como a decisão foi tomada provocou irritação entre os membros do PNI, da Câmara e do CONASS.

“Não fomos informados nem consultados [sobre] essa decisão. Não entendo e não vejo clareza em suspender a vacinação [dos adolescentes]”, disse a jornal O Globo um dos membros da Câmara Técnica do MS, que pediu para não ser identificado.

Embora a consulta a essas instâncias não seja obrigatória por lei, ela sempre é feita, porque esse tipo de decisão tem um impacto abrangente no esquema de vacinação e no próprio planejamento da imunização em geral.