Quedas e acidentes de moto: Traumas de JP e CG realizam quase 1500 atendimentos no Réveillon

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o feriado de Réveillon 430 atendimentos, desse total, 181 foram considerados graves. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir das 7h da segunda-feira (30) até as primeiras horas desta quinta-feira (2).

Durante o fim de ano, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 104 casos, superando motocicletas (74). Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram de corpo estranho (44), trauma (19), atropelamento (quatro), queimadura (12), agressão física (21), arma branca (cinco), acidente de bicicleta (sete), corte (três), arma de fogo (um), pancada (13) e acidente de automóvel (nove). As demais ocorrências foram clínicas com destaque para Acidente Vascular Cerebral (24) e Acidente Vascular (sete).

Perfil – O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltado para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.

Trauma de CG

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, realizou 1036 atendimentos e 93 procedimentos cirúrgicos no feriadão do Réveillon. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir de zero hora do sábado (28) até as primeiras horas desta quinta-feira (2). Os casos envolvendo motos lideraram as entradas nos plantões, durante o período.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, dos 1036 atendimentos, 120 foram vítimas de acidentes de moto. Ainda foram registrados casos de acidente de automóvel (seis), agressão física (19), atropelamentos (dois), acidentes com bicicleta (nove), vítimas de projéteis de arma de fogo (quatro) e arma branca (cinco). Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

A unidade de saúde disponibiliza 298 leitos, 302 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas. O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico e é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba, além de algumas cidades do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.