O líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), avaliou como positivos os dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (17) que mostram uma redução na taxa de desemprego. “Ainda há muito a ser feito”, ressaltou Efraim. “Mas a queda do desemprego é uma boa notícia e mostra que estamos recuperando o crescimento da economia e voltando a gerar empregos, que deve ser nossa principal meta”, ponderou.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), elaborada pelo IBGE, no segundo trimestre de 2017, a taxa de desocupação, no País, foi estimada em 13,0%, com retração em todas as grandes regiões, com destaque para a região Norte (de 14,2% para 12,5%) e Centro-Oeste (de 12,0% para 10,6%). As outras taxas foram: Nordeste (de 16,3% para 15,8%), Sudeste (de 14,2% para 13,6%) e Sul (de 9,3% para 8,4%). “Há um passivo de desempregado muito grande”, ponderou Efraim. “É para essas pessoas que temos dedicar nossos esforços e fazer o país voltar a crescer”, assegurou.

Como divulgado no fim de julho pelo IBGE, a taxa de desemprego do país foi de 13% no segundo trimestre deste ano, a primeira queda estatisticamente significativa desde o último trimestre de 2014. “Sinaliza de que a equipe econômica tem feito um bom trabalho, controlando a inflação, reduzindo juros e, agora, criando um ambiente que ajuda na queda do desemprego”, argumentou.

Além disso, Efraim destacou também uma leve melhora no PIB no mês de junho, em comparação a maio, quando a atividade econômica cresceu 0,5%. “Ainda é pouco, mas é melhor do que o esperado”, concluiu.