
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Lending Tree, a geladeira é um dos eletrodomésticos que mais causa acidentes nas residências, com quedas relacionadas ao vazamento de água na base do equipamento. O fogão encontra-se em segundo lugar, com queimaduras. O estudo analisa dados coletados de 2013 a 2022 e ainda inclui aparelhos como máquinas de lavar, secadoras de roupa, aspiradores de pó, ferros de passar, entre outros.
Pensando em conscientizar os usuários sobre acidentes domésticos, elaboramos um guia com os equipamentos que apresentam o maior nível de risco em casa. Além disso, reunimos os principais tipos de acidentes e conselhos para evitá-los, como dicas de manuseio, limpeza e manutenção. Confira, nas linhas seguir, o ranking de eletrodomésticos mais perigosos.
Eletrodomésticos mais perigosos de se ter em casa
- Geladeiras
- Fogões e cooktops
- Aspiradores de pó
- Micro-ondas
- Secadoras de roupas
1. Geladeiras
As geladeiras são eletrodomésticos que se desgastam com o tempo. Além disso, equipamentos mais antigos podem apresentar diversos problemas. Alguns modelos, por exemplo, ainda utilizam o gás refrigerante CFC, que, em caso de vazamentos, há perigo de intoxicação. Já outros defeitos podem comprometer o funcionamento de componentes do aparelho, como o compressor e as borrachas de vedação. Essas complicações, portanto, prejudicam a refrigeração e estragam os alimentos.
Há ainda a questão da drenagem. Se ela falhar, é bem capaz que a água do equipamento vaze no chão da cozinha. Isso pode ocasionar acidentes como quedas, choques elétricos e até curtos-circuitos. Por fim, modelos ultrapassados com degelo manual, se não manipulados da maneira correta, acumulam gelo de forma excessiva no freezer e prejudicam o funcionamento do eletrodoméstico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/5/6/ZWx4hIQWO7B27sku2B1g/conserto-geladeira-brastemp-divulgacao.png)