Vender é uma arte e você já deve ter ouvido essas palavras, ainda mais se está envolvido com essa área. Deste modo, um vendedor precisa conhecer e saber aplicar diversas táticas para ter sucesso na sua jornada.
Assim, quando falamos em vendas online, as estratégias são ainda mais complexas e variadas, por conta das infinitas opções que o mundo digital oferece. Assim, é natural que vendedores invistam tempo e dinheiro em um bom curso de vendas. Neste sentido, os cursos mais modernos e atuais falam bastante da importância da PNL nos negócios online. Dessa forma, a Programação Neurolinguística é uma abordagem que pode mudar o rumo de qualquer negócio, ainda mais no universo conectado.
Por isso neste artigo vamos falar mais a respeito da PNL e como ela é utilizada nas vendas online.
O que é PNL e qual seu benefício?
A Programação Neurolinguística surgiu na década de 1970 e consiste em uma abordagem pseudocientífica. Ela visa o entendimento e compreensão de como as pessoas organizam seus pensamentos para realizar as atividades diárias.
Assim, essa técnica procura entender os comportamentos dos indivíduos, considerando suas emoções e outros fatores. Nesse caso, Richard Bandler e John Grinder criaram uma metodologia para alcançar um desempenho excepcional em determinada atividade.
O objetivo, portanto, é contribuir com o desenvolvimento pessoal do ser humano. Não importa sua profissão, é possível se beneficiar com a PNL. Mas no caso dos vendedores, essa técnica contribui para o sucesso dos negócios e crescimento profissional na área. Consequentemente, os negócios online sofrerão um impacto positivo com a PNL. E é isso que vamos ver a seguir.
Entendendo mais a PNL
Muitas vezes parece que estamos funcionando no “piloto automático”, concorda? E é isso mesmo! Nossa mente cria caminhos e rotinas para realizar as atividades corriqueiras do dia a dia.
Mas cada pessoa constrói caminhos diferentes. Por exemplo, imagine uma pia cheia de pratos e talheres para lavar. Você terá uma maneira única e específica de realizar essa tarefa. Já outra pessoa, um irmão, digamos, a realizará utilizando um método diferente.
Assim, a Programação Neurolinguística quer te ajudar a entender os motivos que fizeram você seguir determinado método em detrimento de outros. Claro que o exemplo acima é superficial. A PNL é usada para o individuo compreender sua própria consciência e o “eu interior”.
Dessa forma, ela é usada para o desenvolvimento pessoal e profissional. Suas principais vantagens são:
- Elevar a autoestima;
- Desenvolver a inteligência emocional;
- Eliminar traumas e medos;
- Resolver conflitos internos;
- Desenvolver habilidades de comunicação;
- Melhorar a tomada de decisão da pessoa.
A importância da PNL para vendas online
Se você chegou até aqui, já deve ter percebido como a PNL pode ajudar em vendas online. Essa técnica tem, acima de tudo, o objetivo de te ajudar a vender mais. Mas como isso ocorre?
A PNL, quando bem aplicada, propicia ao vendedor um melhor entendimento do perfil do cliente. Neste sentido, o processo de vendas fluirá melhor e será mais eficiente. O vendedor não precisará gastar muita energia para vender mais. Então, de maneira geral, veja os benefícios da PNL nos negócios online:
- Auxilia o vendedor a entender as reais necessidades do cliente;
- Ajuda na melhor tomada de decisão do profissional de vendas;
- Contribui para uma abordagem mais eficiente na hora de vender;
- Melhora a relação entre vendedor e cliente durante toda a jornada de compras;
- Cria engajamento mais consistente.
Assim, a Programação Neurolinguística pode ser uma grande aliada para quem vende online. Outro detalhe interessante é que a PNL não consiste em uma forma de manipulação! Ela é uma ferramenta para o vendedor conseguir utilizar a linguagem mais adequada para cada tipo de público.
Abordagem tradicional e aplicação da PNL
Agora você vai saber como a PNL atua na prática. Nos métodos tradicionais de venda, aqueles que são aplicadas há milhares de anos, o vendedor atua da seguinte forma:
- Apresenta uma solução genérica, direcionada ao maior número possível de pessoas;
- Explica de forma geral as características e vantagens do produto;
- Faz uma proposta um tanto agressiva, ou seja, quer a resposta imediata;
- Não leva em conta objeções ou críticas por parte do cliente;
- Tenta manipular o público-alvo;
- Por fim, após realizar a venda, o vendedor se retira e direciona sua estratégia para novos clientes.
Com a PNL, você vai perceber que todas essas questões mudam. Aplicando bem essa técnica, o vendedor consegue:
- Identificar de forma mais clara as necessidades do cliente, apresentando uma solução específica;
- Traz informações aprofundadas sobre o produto, destacando seus diferenciais e o que faz ele ser único;
- Ouve o que o cliente tem a dizer, aumentando a confiança;
- Dá tempo para o cliente decidir sobre a compra;
- Tenta aplicar uma influência positiva no cliente. O foco não está no que o cliente vai perder ao não comprar o produto, mas no que ele vai ganhar ao comprá-lo;
- Por fim, após a realização da venda, continua fornecendo informações ao cliente, ou seja, mantém um vínculo.
Então, essas são as principais considerações sobre a importância da PNL nos negócios online! Se você tiver interesse no assunto, não deixe de procurar cursos relacionados e investir nesse segmento.