Qual a importância da PNL nos negócios online?

Vender é uma arte e você já deve ter ouvido essas palavras, ainda mais se está envolvido com essa área. Deste modo, um vendedor precisa conhecer e saber aplicar diversas táticas para ter sucesso na sua jornada. 

Assim, quando falamos em vendas online, as estratégias são ainda mais complexas e variadas, por conta das infinitas opções que o mundo digital oferece. Assim, é natural que vendedores invistam tempo e dinheiro em um bom curso de vendas. Neste sentido, os cursos mais modernos e atuais falam bastante da importância da PNL nos negócios online. Dessa forma, a Programação Neurolinguística é uma abordagem que pode mudar o rumo de qualquer negócio, ainda mais no universo conectado. 

Por isso neste artigo vamos falar mais a respeito da PNL e como ela é utilizada nas vendas online. 

O que é PNL e qual seu benefício?

A Programação Neurolinguística surgiu na década de 1970 e consiste em uma abordagem pseudocientífica. Ela visa o entendimento e compreensão de como as pessoas organizam seus pensamentos para realizar as atividades diárias. 

Assim, essa técnica procura entender os comportamentos dos indivíduos, considerando suas emoções e outros fatores. Nesse caso, Richard Bandler e John Grinder criaram uma metodologia para alcançar um desempenho excepcional em determinada atividade. 

O objetivo, portanto, é contribuir com o desenvolvimento pessoal do ser humano. Não importa sua profissão, é possível se beneficiar com a PNL. Mas no caso dos vendedores, essa técnica contribui para o sucesso dos negócios e crescimento profissional na área. Consequentemente, os negócios online sofrerão um impacto positivo com a PNL. E é isso que vamos ver a seguir. 

Entendendo mais a PNL 

Muitas vezes parece que estamos funcionando no “piloto automático”, concorda? E é isso mesmo! Nossa mente cria caminhos e rotinas para realizar as atividades corriqueiras do dia a dia. 

Mas cada pessoa constrói caminhos diferentes. Por exemplo, imagine uma pia cheia de pratos e talheres para lavar. Você terá uma maneira única e específica de realizar essa tarefa. Já outra pessoa, um irmão, digamos, a realizará utilizando um método diferente. 

Assim, a Programação Neurolinguística quer te ajudar a entender os motivos que fizeram você seguir determinado método em detrimento de outros. Claro que o exemplo acima é superficial. A PNL é usada para o individuo compreender sua própria consciência e o “eu interior”. 

Dessa forma, ela é usada para o desenvolvimento pessoal e profissional. Suas principais vantagens são:

  • Elevar a autoestima;
  • Desenvolver a inteligência emocional;
  • Eliminar traumas e medos;
  • Resolver conflitos internos;
  • Desenvolver habilidades de comunicação;
  • Melhorar a tomada de decisão da pessoa.

A importância da PNL para vendas online 

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido como a PNL pode ajudar em vendas online. Essa técnica tem, acima de tudo, o objetivo de te ajudar a vender mais. Mas como isso ocorre? 

A PNL, quando bem aplicada, propicia ao vendedor um melhor entendimento do perfil do cliente. Neste sentido, o processo de vendas fluirá melhor e será mais eficiente. O vendedor não precisará gastar muita energia para vender mais. Então, de maneira geral, veja os benefícios da PNL nos negócios online:

  • Auxilia o vendedor a entender as reais necessidades do cliente;
  • Ajuda na melhor tomada de decisão do profissional de vendas;
  • Contribui para uma abordagem mais eficiente na hora de vender;
  • Melhora a relação entre vendedor e cliente durante toda a jornada de compras;
  • Cria engajamento mais consistente.

Assim, a Programação Neurolinguística pode ser uma grande aliada para quem vende online. Outro detalhe interessante é que a PNL não consiste em uma forma de manipulação! Ela é uma ferramenta para o vendedor conseguir utilizar a linguagem mais adequada para cada tipo de público.  

Abordagem tradicional e aplicação da PNL

Agora você vai saber como a PNL atua na prática. Nos métodos tradicionais de venda, aqueles que são aplicadas há milhares de anos, o vendedor atua da seguinte forma:

  • Apresenta uma solução genérica, direcionada ao maior número possível de pessoas;
  • Explica de forma geral as características e vantagens do produto;
  • Faz uma proposta um tanto agressiva, ou seja, quer a resposta imediata;
  • Não leva em conta objeções ou críticas por parte do cliente;
  • Tenta manipular o público-alvo;
  • Por fim, após realizar a venda, o vendedor se retira e direciona sua estratégia para novos clientes. 

Com a PNL, você vai perceber que todas essas questões mudam. Aplicando bem essa técnica, o vendedor consegue:

  • Identificar de forma mais clara as necessidades do cliente, apresentando uma solução específica;
  • Traz informações aprofundadas sobre o produto, destacando seus diferenciais e o que faz ele ser único;
  • Ouve o que o cliente tem a dizer, aumentando a confiança;
  • Dá tempo para o cliente decidir sobre a compra;
  • Tenta aplicar uma influência positiva no cliente. O foco não está no que o cliente vai perder ao não comprar o produto, mas no que ele vai ganhar ao comprá-lo;
  • Por fim, após a realização da venda, continua fornecendo informações ao cliente, ou seja, mantém um vínculo.  

Então, essas são as principais considerações sobre a importância da PNL nos negócios online! Se você tiver interesse no assunto, não deixe de procurar cursos relacionados e investir nesse segmento.