Qual a diferença entre redator web e copywriter?

Você saberia dizer qual a diferença entre um redator web e um copywriter? Essa é uma dúvida bastante comum no meio digital. Neste sentido, podemos destacar logo de cara que um redator web não é necessariamente um copywriter, ou vice-versa. 

Assim, essas são duas profissões com dinâmicas e objetivos diferentes. Mesmo assim, em alguns momentos elas se encontram. Ou seja, uma pode complementar a outra em determinados casos.

Por isso, neste artigo vamos te explicar de forma simples e direta qual a diferença entre um redator web e um copywriter.

Diferença entre redator web e copywriter

Sem enrolação, a principal diferença entre redator web e copywriter é o estilo de escrita. O primeiro está focado em criar conteúdos diversos, mesmo aqueles que não possuem intuito de venda. Ou seja, o objetivo principal não será o funil de vendas. Entre as principais atribuições de um redator web, podemos citar:

  • Posts para blogs;

  • Artigos para sites;

  • Infográficos;

  • E-books;

  • Entre outros.

Vejamos um exemplo da atuação de um redator web. Pense no seguinte cenário. Uma empresa privada do ramo de saúde disponibiliza um material informativo online para seus associados. Este chega através do e-mail da pessoa e é produzido por um redator. No entanto, o objetivo dessas publicações é, acima de tudo, deixar o associado bem informado. 

Isso não quer dizer que a empresa não tenha objetivos comerciais. Mas o foco principal aqui não está em vender algo específico ou levar a pessoa a uma ação direta. Assim, a preocupação com a quantidade de cliques, por exemplo, não faz parte da rotina do redator.

O que faz um copywriter?

Por sua vez, o copywriter tem a missão de produzir conteúdos que levem a pessoa para uma ação direta. Artigos, postagens, produtos digitais para revenda e e-books também estão na lista das atribuições de um profissional dessa área. Mas a linguagem será um pouco diferente, voltada para a venda de um produto ou serviço.

Nesse caso, o copywriter vai fazer o uso constante do “call to action”, ou chamada para ação. Levando em conta o exemplo anterior, esse profissional vai produzir um conteúdo sobre determinado tema de saúde e chamar o leitor para uma ação.

Essa ação vai levar a pessoa para uma outra página, que geralmente contém um produto ou serviço que está sendo comercializado. 

Assim, a linguagem do copywriter é mais comercial e procura atingir um público-alvo específico. O texto também é focado no funil de vendas. Dessa forma, para vender mais e ter resultados imediatos, uma empresa precisa investir em um profissional qualificado dessa área.

Quais as semelhanças entre as duas funções?

Agora que você viu as diferenças entre um redator web e um copywriter, vamos ver algumas semelhanças entre os dois. Primeiramente, as duas funções exigem um texto bem escrito e atrativo para o leitor. 

Por exemplo, em um e-book direcionado para os clientes de determinada empresa, o principal é a qualidade da informação e como você transmite no texto. Já para um copywriter, principalmente quem escreve PLRs, o essencial é a persuasão.

Mas os dois tipos de profissionais precisam ter em mente a importância dessas técnicas e saber aplicá-las quando necessário.

Então, visando a consolidação de uma marca na web, o ideal é ter uma equipe formada por copywriters e redatores web. Assim, eles precisam trabalhar lado a lado para tornar a marca relevante e reconhecida no mundo online.

Conclusão

Ainda está na dúvida sobre qual caminho seguir? É possível ser um copywriter e um redator web. Aliás, geralmente um profissional de vendas online possui essas duas atribuições. Mas o mais indicado é escolher um caminho a seguir e se especializar ainda mais nessa área. 

Cursos online são boas alternativas para quem quer se aprofundar em ambas. Mas, tenha em mente que a principal diferença entre um copywriter e um redator web é o tipo de escrita. Para não se confundir, leve essas dicas em consideração:

 

  • Um copywriter possui um texto voltado para as vendas, influenciando o leitor a exercer sua tomada de decisão o mais rápido possível;

  • Um redator web não tem tanta preocupação em relação a isso, pois pode produzir conteúdos que não estão voltados necessariamente para vendas online;

  • Porém, ambos precisam de um bom texto, de fácil compreensão e bem escrito

  • Por fim, um profissional pode exercer as duas funções dentro de uma agência.