Um público estimado em 180 mil deve comparecer aos cemitérios de Campina Grande e João Pessoa neste dia de Finados. Em Campina Grande, 60 mil pessoas deve comparecer ao longo de todo o dia, aos nove cemitérios existentes na cidade para homenagear os mortos, incluindo os três localizados nos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista. Tradicionalmente, muitos campinenses preferem ir cedo visitar seus mortos nos cemitérios existentes na cidade.
A exemplo de anos anteriores, os preparativos para as homenagens aos mortos começaram na manhã de ontem, com a limpeza e ornamentação dos túmulos. Devido as homenagens e celebrações do dia de Finados, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande vai realizar intervenções no trânsito da cidade durante todo o dia. Em todos cemitérios de Campina Grande, vão ter celebrações religiosas durante manhã e tarde.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande (Sesuma) concluiu os serviços de manutenção nos oito cemitérios da cidade para o Dia de Finados, que acontece nesta quinta-feira (2). O trabalho contou com a limpeza dos locais, poda de árvores, capinagem, pintura do meio fio e iluminação. A colocação de banheiros químicos nos cemitérios de Campina Grande também já aconteceram. Para economizar água, a secretaria fez a limpeza por intermédio de carros-pipa, com água proveniente do Açude Velho.
Em alguns cemitérios, como no caso de Bodocongó, e Monte Santo, o que chama a atenção é a grande quantidade vendedores ambulantes na porta vendendo água, velas e flores.
Ao todo, a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) é responsável pela manutenção de oito cemitérios públicos, são eles: Cemitério Nossa Senhora do Carmo (Monte Santo), Nossa Senhora de Fátima (Bodocongó), Cemitério de São José (José Pinheiro), São Judas Tadeu (Cruzeiro), Cemitério da Vila Cabral de Santa Terezinha e os localizados nos distritos de São José da Mata, Catolé de Boa Vista e Galante.
João Pessoa Na Capital mais de 120 mil pessoas devem visitar os cemitérios públicos neste dia (2 de novembro, sendo aproximadamente 80 mil só no Senhor da Boa Sentença. No sentido de receber bem os visitantes, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) em parceria com a Emlur, intensificou as ações que incluem pintura das igrejas e capelas, restaurações dos pavimentos, recuperação dos monumentos, podas de árvores, capinação e desobstrução das vias de passagem. No Cemitério Senhor da Boa Sentença que foi fundado há 280 anos, serão celebradas cinco missas, às 7h, 9h, 11h, 15h e 17h.
A missa das 9h no Boa Sentença será celebrada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson. Ele também vai celebrar missa às 16h, no cemitério do Cristo Redentor, que ainda terá celebração mais cedo, às 7h. No cemitério Santa Catarina, as missas acontecerão às 8h, 10h e 16h.
Já no Cemitério São José, a celebração será às 8h. Em todos os cemitérios públicos da cidade vão ser colocadas caixas coletoras para arrecadar dinheiro em prol da campanha do Hospital Padre Zé, que sobrevive de doações da sociedade, atendendo principalmente as pessoas mais humildes.
Segundo o administrador do Senhor da Boa Sentença, Joacil Aldo da Silva, o cemitério tem aproximadamente 9 mil túmulos e 300 covas rotativas. Informações PB Agora.