PT une forças políticas, populares e sindicais na luta contra a fome

O Partido dos Trabalhadores da Paraíba (PT/PB) inicia neste sábado (17) a etapa de entrega das doações de alimentos arrecadados na campanha “PT Solidário” iniciada no final de março. A data pensada para a distribuição dos donativos arrecadados é reconhecida como “Dia da Solidariedade Petista” e faz parte de um calendário nacional do PT.

Neste dia, em todo o país, o Partido vai realizar uma série de ações para ajudar famílias necessitadas, através do apoio de entidades e instituições solidárias ao combate à fome. A campanha é uma demonstração do compromisso histórico do Partido dos Trabalhadores que, por meio de programas sociais durante os governos dos presidentes Lula e Dilma, tirou o Brasil do Mapa da Fome.

Para a coordenadora da campanha na Paraíba, Cely Andrade, a ação convoca todos e todas para atuar de forma direta em defesa da população carente do Brasil. Ela destaca que a arrecadação das doações devem continuar após a distribuição do próximo sábado (17).

“A fome volta a atacar as famílias mais carentes no Brasil e esta campanha, pensada a nível nacional, tem o objetivo de chamar a militância e a população para agir contra esse mal que tem atingido nosso povo justamente nesse momento delicado de pandemia”, apontou. “Essa campanha não será encerrada agora, esta é apenas uma primeira etapa, mesmo após essa fase de distribuição vamos retomar a arrecadação; sabemos da importância de levar comida para quem precisa”, disse Cely.

Para o presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, o descaso e despreparo do Governo Federal com a crise gerada pela pandemia do coronavírus levou a população mais humilde à situação de fome. Ele acredita que a campanha vai levar esperança para as famílias que mais precisam.

“Essa é uma campanha muito importante, e chega nesse momento em que a fome começa a assustar a população carente”, defendeu, Jackson. “Os diretórios municipais estão se organizando em várias regiões do Estado para arrecadar alimentos para quem precisa, distribuindo essas doações em parceria com outras entidades que atuam nessa área”, explicou.

Além de alimentos, a Campanha PT Solidário também arrecada roupas e outros tipos de mantimentos para pessoas e famílias em situação de rua. A ação acontece com ajuda da CUT-PB e sindicatos filiados, do grupo Amigos e Amigas da Democracia e da Comissão da Pastoral da Terra (CPT), time que poderá ser reforçado já na segunda etapa de arrecadação, com o apoio do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem-Terra (MST).

A arrecadação acontece na capital, João Pessoa, em Campina Grande, Areia, nas regiões do Agreste e Brejo paraibano e demais cidades do interior do Estado. Todos os mantimentos serão distribuídos para entidades que vão encaminhar as doações às comunidades carentes.

Solidariedade e ação na crise

De acordo com dados do Cadastro Geral de Desempregados (Caged), só no mês de fevereiro de 2021 a Paraíba registrou mais de 13 mil demissões de trabalhadores no estado. Devido a pandemia da Covid-19 muitas pessoas estão sem emprego fixo, dependendo apenas do auxílio emergencial.

Com a redução nos valores do auxílio emergencial de R$ 600 (seiscentos reais) para R$ 150 (cento e cinquenta reais) e cortes em relação ao número de benefícios concedidos, a fome que já assustava nossa população passa a ser uma realidade ainda mais próxima.

Por acreditar que os trabalhadores e trabalhadoras não devem escolher entre contrair (e morrer de) Covid-19 ou passar fome, seguimos na luta pelo pagamento de um valor justo para garantir a vida de nosso povo sem comprometer a segurança alimentar de todos e todas.