- Publicidade -
Política

PT da Paraíba comemora 40 anos do partido com folia no Bloco Vermelhão

Bloco desfila junto à abertura do Folia de Rua, na Capital; esta é a segunda edição do evento

Nesta quinta-feira (13) o Partidos dos Trabalhadores da Paraíba (PT/PB) promove uma comemoração pelo aniversário de 40 anos da sigla. A data será marcada com uma cerimônia na Sede do Partido, localizada na Rua Irineu Joffily, 127; centro, a partir das 17h.

- Continua depois da publicidade -

Após a celebração o Bloco Vermelhão vai ganhar as ruas de João Pessoa, junto à abertura do Folia de Rua. Esta é a segunda edição do bloco de carnaval que reúne petistas e simpatizantes na capital. No desfile, o Vermelhão vai encontrar os blocos ‘Anjo Azul’ e ‘Mulher de Luta’ com destino ao ‘Bloco da Diversidade’, na Praça Barão do Rio Branco.

O vermelhão foi idealizado ainda em 2018, durante a campanha Lula Livre e realizou o primeiro desfile no ano de 2019.

Nos últimos dias 7, 8 e 9 de fevereiro o Diretório Nacional do PT iniciou as celebrações pelo aniversário no ‘Festival PT 40 anos’, sendo seguido por diretórios regionais e municipais de todo o país.

História de Luta

O PT foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980, pelo Superior Tribunal Eleitoral. A nova sigla surgia do com o objetivo de representar os trabalhadores e as trabalhadoras do Brasil, pouco representados e representadas na política nacional.

Desde o surgimento, o PT tem sido um importante agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Defensor do socialismo democrático, foi fundamental na campanha pelas ‘Diretas Já’, que reivindicou eleições presidenciais diretas no Brasil. Lula, Tancredo Neves, Leonel Brizola e Miguel Arraes foram alguns dos protagonistas do movimento. A experiência de luta por reivindicações sociais do PT foram o ponto de partida para muitas propostas levadas à Constituinte de 1988, que culminou na aprovação da atual constituição brasileira.

A atuação do PT e de outros partidos de esquerda avançou em muitos pontos nos direitos sociais e na democratização de diversas políticas públicas, levando o Partido ao Governo federal em 2003.

Comente

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar