PSTU divulga nota de solidariedade a Pablo após saída da disputa pela PMJP

Anúncio da retirada da candidatura foi feito ontem (7). PSOL divulgou o nome do psicólogo Italo Guedes como novo postulante ao Executivo municipal

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) divulgou nota, na quarta-feira (7), para prestar solidariedade a Pablo Honorato, após anúncio da retirada de sua candidatura a prefeito pelo PSOL. A legenda divulgou o nome do psicólogo Italo Guedes como o novo postulante à Prefeitura de João Pessoa.

Na nota, o partido afirma que está de acordo com as críticas de Pablo Honorato sobre o cenário político das eleições deste ano, na capital paraibana e destacam que compartilham do posicionamento do ex-candidato, que denunciou “o papel traidor e nefasto da “esquerda oficial”, que atual contra os interesses dos trabalhadores e do povo pobre de nosso país.”

Leia na íntegra:

SOLIDARIEDADE AO COMPANHEIRO PABLO HONORATO DO PSOL

JOÃO PESSOA PRECISA CONSTRUIR UMA FRENTE DE COMBATE CONTRA O CAPITALISMO E A OLIGARQUIA PARAIBANA

Queremos, inicialmente, nos solidarizar com o companheiro Pablo Honorato que afirma em sua carta de renúncia da candidatura à Prefeitura de João Pessoa pelo PSOL, sentir-se enojado com o “jogo sujo” da política burguesa, do “clientelismo violento e das oligarquias velhas, representadas pelo Cícero Lucena e pelo Ruy Carneiro. Nojo da mídia sensacionalista, representada pelo Nilvan”. E segue criticando a “esquerda oficial”, ao afirmar sentir pena do povo brasileiro, “que – dentro dos contornos reais – não tem opção melhor do que uma esquerda vendida e egoísta”.

Afirmamos, também, que temos pleno acordo com as críticas assinaladas por Pablo Honorato, ao denunciar o “jogo de cartas marcadas” que representam as eleições burguesas, em que predominam os interesses dos empresários e das “velhas oligarquias”.  Da mesma forma, compartilhamos com a coragem de Pablo ao denunciar o papel traidor e nefasto da “esquerda oficial”, que atual contra os interesses dos trabalhadores e do povo pobre de nosso país.

Apenas fazemos uma ressalva às palavras de Pablo.

Nós do PSTU e todos (as) ativistas socialistas, sabemos que as eleições burguesas são um terreno minado contra todos (as) lutadoras do movimento sindical e dos movimentos sociais (mulheres, negros (as), LGBTQI+, sem-tetos, ambientalistas etc), pois todas eleições burguesas servem para legitimar a exploração capitalista através de seus representantes. Afinal, os governos do “capital não passam de um balcão de negócios”!

Apesar disso tudo, acreditamos que a participação dos socialistas e de lutadores (as) nas eleições, inclusive lutar eleger companheiros (as), deve nos servir para elevar o nível de consciência dos trabalhadores (as) e do povo pobre e oprimido. Assim como, ocupar este espaço para denunciar o capitalismo e propor a luta por uma sociedade socialista,

O PSTU faz um chamado especial ao companheiro Pablo Honorato e a todos (as) lutadores (as) do PSOL para que conformemos uma FRENTE DE AÇÃO, de combate aos ataques que nossa classe vem sofrendo, por parte dos patrões e governos e, assim, marcharmos juntos nesta campanha eleitoral, e denunciar tudo isso que o povo trabalhador e oprimido está sofrendo.

Neste sentido, O PSTU coloca-se à disposição dos/as companheiros/as do PSOL para cumprir esta enorme tarefa na cidade de João Pessoa.

Queremos marchar junto com companheiro Pablo Honorato e todos (as) companheiros (as) do PSOL, para construirmos um mundo de esperança, em que a vida estará acima do lucro! Um mundo socialista!

Saudações Socialista e Revolucionária