PSOL recebe apoio do PCR e PSTU para eleições em João Pessoa

O presidente estadual do PSOL Tárcio Teixeira anunciou um fato inédito sobre a legenda na Capital paraibana: nestas eleições, ela comporá com outros partidos para enfrentar eleições municipais. Nesta quarta-feira (06), ele declarou, através de nota, que o PSTU e o PCR já estão com o PSOL na formação de “uma frente da esquerda” que eles representam. Há ainda a perspectiva de agregação de líderes do PCB e Movimento Raiz, partido fundado pela deputada federal Luíza Erundina, que ainda aguarda oficialização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para Tárcio, a união destas forças dá melhores perspectivas de que alguns de seus representantes sejam eleitos como vereadores. Já a chapa majoritária terá Victor Hugo como candidato a prefeito, e Rama Dantas na vice.

Leia nota na íntegra:

“Já estávamos construindo um Frente com o PCR para as eleições de 2016, é com muita alegria que recebemos a notícia de que PSTU deliberou por fazer parte desse processo coletivo de unir a esquerda em João Pessoa. Seremos uma das maiores frentes no pleito vindouro, surpreenderemos na chapa majoritária, com Victor Hugo e Rama Dantas, pré-candidatos respectivamente a Prefeito e Vice-prefeita, e ampliaremos as possibilidades de eleição dos primeiros vereadores do nosso campo na Capital.

Vivemos uma conjuntura conturbada, com constantes ataques a democracia brasileira, um Presidente da Câmara corrupto que segue como Deputado, o afastamento de uma Presidenta, a imposição de outro governo envolvido em corrupção, que acelera a entrega do patrimônio público, o desmonte do serviço público, em especial a Previdência Social, Saúde e Educação, e na desestruturação dos Direitos Trabalhistas.

Estamos em um período no qual a população brasileira, em sua maioria, não acredita no atual sistema político, mesmo ainda não tendo claro outras alternativas; um período em que as pessoas percebem a traição dos que se apresentaram como alternativa contra a velha política; um período em que golpistas e governistas apontam possíveis alianças para 2016 e a ultradireita começa a ampliar seu espaço.

Em contrapartida, é perceptível as novas formas de organização que passam a existir nas redes sociais e nos espaços já conhecidos da esquerda; sejam elas na divulgação imediata das informações ou nas diversas ocupações organizadas horizontalmente em todo país. Não há espaço para verticalidade ou os velhos conchavos políticos.

O novo que surge soma aos que sempre lutaram por direitos no Brasil, estejam eles em espaços consolidados ou dispostos a adequar seu formato de organização militante. A esquerda se reinventa a cada dia, mas o princípio da independência de classe, da democracia, da liberdade, de um mundo sem fronteiras e da socialização da riqueza, seguem sendo um marco na luta por uma sociedade igualitária.

Nossas vidas nas cidades estão diretamente relacionadas com os acontecimentos do contexto nacional e internacional. João Pessoa também tem um importante papel a cumprir na rearticulação da esquerda e no fortalecimento de uma alternativa independente dos que já estiveram juntos e misturados no desmonte da Paraíba e de João Pessoa.

É nesse clima de consolidar uma alternativa verdadeiramente de esquerda, sem alianças meramente eleitoreiras entre governistas e golpistas, que tornamos público que: 1. o PSOL, o PSTU e o PCR, estarão juntos no processo eleitoral de 2016; 2. que segue em aberto o debate com outras legendas da esquerda (PCB e Movimento Raiz) na construção de uma João Pessoa sem vinculação com a velha política; 3. que uma frente não se limita aos partidos, diversas lideranças e organizações sociais estarão conosco”.