PSDB da Paraíba pode perder até dois deputados federais, revela colunista

Especulações sobre debandada no ninho tucano surgem após lideranças nacionais divergirem sobre o apoio do partido ao governo do presidente Jair Bolsonaro

O PSDB da Paraíba está correndo o risco de perder dois parlamentares com assento no Congresso Nacional de uma única vez. É o que revela o jornalista Arimatéa Souza em sua coluna diária publicada no site de notícias Paraíba Online.

“Nos meios oposicionistas já existe o sentimento de que vem avançando o ‘namoro’ do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) com o Partido Liberal (antigo PR)”, revelou o colunista.

“Outra liderança ‘tucana’ na Paraíba que começa a emitir sinais de que deixará o ‘ninho’ é a deputada federal Edna Henrique, que deverá assumir de vez o comando do Pros no Estado”, acrescentou Arimatéa.

PSDB da Paraíba pode perder até dois deputados federais, revela colunista

Nas eleições municipais de 2020, Ruy Carneiro foi o candidato do PSDB à Prefeitura de João Pessoa, enquanto Edna Henrique concorreu ao cargo de vice-prefeita na chapa tucana comandada pela filha, Micheila Henrique.

Ruy e Edna, no entanto, não tiveram êxito nas urnas em 2020. O deputado terminou o primeiro tuno das eleições na Capital em terceiro lugar. Já a parlamentar viu sua chapa ser derrotada pela da prefeita Lorena (PL), que venceu a disputa em Monteiro com 57,93% dos votos válidos.

Divisão nacional

As especulações sobre a debandada de Ruy Carneiro e Edna Henrique do ninho tucano surgem dias após duas das principais lideranças nacionais do PSDB divergirem sobre o apoio da legenda ao governo do presidente Jair Bolsonaro (em partido).

Enquanto o governador João Dória (São Paulo) prega uma oposição sistemática do PSDB a Bolsonaro, o governador Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) tem defendido uma postura “mais moderada” do partido em relação ao presidente da República.