PSB-PB Mulher repudia Tyrone: “é preciso romper as práticas machistas, autoritárias e violentas”

A Secretaria Estadual de Mulheres do PSB da Paraíba repudiou que, em meio às comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, mais um registro de mulher agredida tenha ocorrido no Estado.

A nota assinada por Valquiria Alencar de Sousa, secretária estadual de Mulheres do partido e membro da Executiva nacional, cita que o fato se torna ainda mais grave por envolver um gestor público, que deveria cuidar e proteger as mulheres da violência. Além disso, por ser filiado ao partido que levanta como bandeira a defesa das mulheres e de seus direitos em “todos os campos”.

não basta fazer parte de um partido de esquerda, não basta ser um gestor reconhecido, é preciso romper com as práticas machistas, autoritárias e violentas que estão no cerne do comportamento masculino, a cultura do poder do macho se expressando em agressão física e moral.

Entenda

A advogada Myriam Gadelha denunciou o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB), na lei ‘Maria da Penha’ por violência doméstica ocorrida no sábado (9). Segundo Myriam, ela foi agredida fisicamente e psicologicamente. Em resposta, Tyrone disse que foi instigado à agressão por ter recebido um tapa da companheira.

NOTA       

 Mais uma mulher agredida, mais um ato de violência contra a mulher na Paraiba, marcando dolorosamente as comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que são principalmente, das mulheres. Se isso machuca o corpo, machuca mais a dignidade feminina da vítima e de todas nós, mulheres.

Tão grave quanto a agressão é vir de um agente público, o prefeito da cidade de Sousa, Fábio Tyrone Braga de Oliveira contra sua namorada, Myriam Gadelha, aquele que deveria cuidar e proteger as mulheres através de políticas de enfrentamento à violência, mas, mais grave ainda é vir de um filiado ao Partido Socialista Brasileiro-PSB, partido que tem como princípio a defesa das mulheres e dos seus direitos em todos os campos. Mas, não basta fazer parte de um partido de esquerda, não basta ser um gestor reconhecido, é preciso romper com as práticas machistas, autoritárias e violentas que estão no cerne do comportamento masculino, a cultura do poder do macho se expressando em agressão física e moral.

Os princípios partidários são intocáveis e o respeito ás mulheres é um deles, eles são as diretrizes que conduzem o partido e seus filiados nas trilhas da vida pública e também na prática de vida pessoal.

Assim como Myriam, centenas de mulheres são vítimas de agressões, assédio, estupros e assassinatos diariamente em nosso país,  praticados, na grande maioria,  por namorados, companheiros, amantes maridos, homens que se imaginam donos dos corpos femininos, portanto, com o poder de vida e de morte destas mulheres nas mãos!

Todas que fazem parte da Secretaria Estadual de Mulheres do PSB da Paraíba se solidarizam com a advogada Myriam Gadelha e se colocam à sua disposição para ajudá-la no que precise.

Importante frisar a atitude da advogada que, em tempo ágil, fez valer os seus direitos, acionando a Justiça que lhe concedeu medida protetiva, mecanismo presente na Lei Maria da Penha, importante mecanismo de proteção para todas nós, mulheres brasileiras, que nos protege e nos dá garantias para a validação de nossos direitos enquanto cidadãs!

A Secretaria Estadual de Mulheres do PSB – Paraíba vem a público repudiar as agressões do prefeito, Fábio Tyrone, contra sua namorada, Myriam Gadelha, assim como pede apuração ágil e enquadramento na Lei Maria da Penha.

Ao mesmo tempo, encaminha e requer à Executiva Estadual do PSB a instalação da Comissão de Ética para abertura de apuração do caso e as sanções cabíveis.

João Pessoa, 10 de dezembro de 2018

Valquiria Alencar de Sousa – Secretária Estadual de Mulheres do PSB e Executiva Nacional de Mulheres do PSB