
A praia do Jacaré, localizada em Cabedelo, Grande João Pessoa, e o músico Jurandy do Sax foram citados em uma questão da prova de linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicada no domingo (5).
A questão detalhou o pôr-do-sol do Jacaré, um dos principais pontos turísticos da Paraíba, e trouxe o repertório de Jurandydo Sax, que se apresenta no local nos fins de semana. Entre as canções citadas pela questão está o “Bolero”, de Maurice Ravel; “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga; e ‘Meu Sublime Torrão”, de Genival Macedo.
Confira a questão:
O sol começa a descer por trás da vegetação da Ilha da Restinga, na outra margem do Rio Paraíba, colorindo o céu de amarelo, laranja e lilás. Então se ouvem as primeiras do Bolero, do compositor francês Maurice Ravel, executadas pelo saxofonista Jurandy. É assim o pôr do sol na praia do Jacaré, em Cabedelo. Depois do Bolero, Jurandy toca Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Meu Sublime Torrão, de Genival Macedo, espécie de hino não oficial da Paraíba.
A interpretação musical de Jurandy do Sax, codinome de José Jurandy Félix,a presenta um repertório caracterizado pela
a – inter-relação de referências estéticos aparentemente distanciados.
b – valorização de músicas que revelam mensagens de serenidade
c – consagração do repertório erudito como cultura dominante
d – iniciativa de estímulo à vocação turistica da cidade
e – divisão hierárquica entre gêneros e estilos musicais
A resposta correta é a letra A.
Ligas Camponesas
Além disso, a prova do Enem realizada nesse domingo (5), também trouxe uma questão abordando o movimento das Ligas Camponesas. A questão abordava a relação da ditadura com sindicatos rurais.
A Liga Camponesa de Sapé surgiu na Paraíba no final da década de 1950, como uma tentativa de conscientização dos camponeses a se organizarem, para que unidos pudessem lutar contra os excessos abusivos praticados pelos proprietários de terra ao homem e mulher do campo.