Van movida a energia solar exibe a magia do cinema a Cabaceiras, a Roliúde Nordestina

O instigante e inovador projeto Cinesolar estará na cidade de Cabaceiras, no interior da Paraíba nos dias 8 e 9 de fevereiro, sábado e domingo. O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público assistir fora da van o telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição, na maioria das vezes lugares com pouco acesso a equipamentos culturais, tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

No dia 8, às 18h e às 19h acontecem sessões de curtas-metragens com temáticas sustentáveis. Já no dia 9, a programação terá às 18h a exibição de curtas-metragens e às 19h o filme “Canta Maria”, do diretor Francisco Ramalho Jr, com elenco formado por atores como José Wilker, Marco Ricca, Vanessa Giácomo, Francisco Carvalho, Eliete Cigarini, Edward Boggiss e Tião D’Ávila. A entrada é franca.

Durante as s sessões de cinema acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, afirma Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

Cabaceiras, situada a 166 km de João Pessoa, ficou conhecida como a “Roliúde Nordestina”, por ter sido o cenário de 30 produções, entre documentários e longas nacionais, como “O Auto da Compadecida” e “Canta Maria” e “Cinemas, Aspirinas e Urubus”. “Será incrível realizar agora exibições de filmes em uma cidade que foi cenário para tantos filmes, com a participação de inúmeros figurantes da própria região, mas que nem sala de cinema tem para a sua população”, diz Cynthia Alário.

As ações que integram o Cinesolar estão alinhadas com 10 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Entre esses Objetivos, destacam-se os seguintes: n° 04 – Educação de Qualidade, através das oficinas ambientais nas escolas; ODS n° 07 – Energia acessível e limpa, já que nas exibições dos filmes será utilizada como fonte a energia solar; e ODS n°13 – Combate às alterações climáticas, pois as emissões de CO2 com o transporte da equipe do Cinesolar são compensadas com o plantio de árvores.

O Cinesolar é uma realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil. Tem o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio Institucional da Mercedes Benz. Os eventos dos dias 8 e 9 em Cabaceiras são realizados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cidadania, e têm o patrocínio do Mercado Livre, com o apoio local da Prefeitura Municipal, Casa do Empreendedor, Departamento de Turismo e do Departamento de Cultura de Cabaceiras.

*Há um instigante Memorial Cinematográfico, inaugurado em 2007, que faz parte do projeto “Roliúde Nordestina”, com objetos, materiais utilizados nas filmagens, roteiros, fotos, depoimentos, críticas, além cópias de algumas produções realizadas no município. Fica ao lado da Igreja cenário do filme ” O Auto da Compadecida”. Fica aberto de segunda a sexta das 9h às 13h e aos sábados e domingos das 8h às 12h e das 13h às 17h, com entrada franca.

Sobre o Cinesolar

Desde o início das atividades, em 2013, Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 1.300 sessões com a exibição de mais de 75 longas-metragens e 100 curtas metragens com a temática socioambiental em 520 cidades de 20 estados do País*, percorrendo mais de 240 mil km e chegando a 210 mil pessoas,  além de 40 oficinemas, com um total de cerca de 12 mil participantes. “Nesse período, foram economizados mais de 2.400 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de sete mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental”, diz Cynthia Alário, idealizadora e coordenadora do projeto.

Nesta trajetória, a Brazucah contou com o patrocínio de grandes empresas, como CPFL Energia, CPFL Renováveis, Google, Instituto CPFL, Votorantim Cimentos, Votorantim Energia. BV, CSN – Companhia Siderúrgica Nacional; SESC, Enel Green Power, Atacadão, Voltalia, EDP, Mercado Livre, Sanoni Genzyme e Westrock; e de parceiros como SESC, Prefeitura de São Paulo, Prefeitura de Santo André, Instituto Acqua, Virada Sustentável, bi02, Elektra, Heliar, Surya Brasil Solidária, Impact HUB São Paulo, Mãe Terra, GIZ, Instituto IDEAL, Bioqualittá – Empório Natura; UFSC, Projechub, Cooperação Alemã, Solar Word Cinema, além de além de instituições governamentais, como Ministério da Cultura do Governo Federal e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulos.

O Cinesolar conta ainda com o apoio da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social; e com a parceria da Ecooar. As sessões têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo.

**O projeto já esteve em todos os estados do Sul, Sudeste e Nordeste; nos estados de Goiás e Mato Grosso (Centro-Oeste) e Pará e Rondônia (Norte), além do Distrito Federal.

Sobre a Brazucah

A Brazucah é uma produtora cultural e uma agência de comunicação que tem como objetivo a formação de público para o cinema brasileiro. Desde 2002 no mercado, a Brazucah desenvolve projetos culturais com foco no cinema nacional e sua democratização, em parceria com organizações, empresas e marcas.  Em seus projetos, como Cinesolar, Cinesolarzinho, Cine Autorama, CineB, Rede Brazucah e Cine Viagem Latino, a Brazucah realizou mais de 10 mil eventos para um público superior a um milhão de pessoas.

Comente