Projeto “Interatos” acontece neste domingo no Espaço Cultural

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre, neste fim de semana, mais uma edição do projeto ‘Interatos – Mostra e formação permanente de teatro, dança e circo’. A primeira atividade do mês é a apresentação do espetáculo Berço Esplêndido, da companhia Os Cogitadores, que acontece neste sábado (1º), a partir das 19h30, na área interna do Teatro de Arena, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

A peça retrata a história de uma família humilde que passa por diversas dificuldades.  Apresenta de forma clara como a marginalidade e o subdesenvolvimento prejudicaram as famílias operárias. Assim, através das personagens, essa realidade pode ser observada a partir do jogo proposto pelos atores.

Publicidade
ALPB

Uma família de classe trabalhadora que está à beira de uma tragédia, evidenciando o que acontece em seu cotidiano sem mascarar os fatos de sua vida suburbana submetida a um desgaste emocional e familiar decorrente das péssimas condições em que vivem e que vem à tona com intensidade.

Em cena, a mãe alcoólatra, o filho doente mental, a mulher que é arrimo da família e seu esposo operário da construção civil. Esses quatro personagens vivem uma situação deplorável, porém, tendo o carnaval, a religião e a fé como válvulas de escape de uma permanente situação-limite.

A proposta, entretanto, não é buscar a catarse, mas sim provocar a reflexão. É diante disso que, através do processo colaborativo de linhas narrativas, a peça expõe indagações, desabafos e reflexões no intuito de descobrir como recuperar e modificar esses destinos.

Interatos – Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Bradesco e Governo Federal são os patrocinadores da mostra. A Companhia Paraibana de Gás (PBGás), Hotel Ambassador e Rádio Tabajara apoiam as edições do evento. Há parceria com o Grupo Lavoura de Teatro.

A realização do projeto é da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba, Ministério da Cultura e Governo Federal, que colocam a cidade de João Pessoa no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do País.

Os Cogitadores – A Companhia Os Cogitadores deu início aos seus trabalhos em fevereiro de 2011, na cidade de São José do Rio Preto (SP), em um curso livre de teatro na Casa de Cultura Dinorath do Valle. Passados três anos, o grupo adquire experiência e uma visão artística mais apurada nas escolhas. Entre suas montagens, destaque para os espetáculos As Mortes de Trotsky e Um Pequeno Animal Selvagem.

Em 2014, iniciou a montagem do espetáculo Berço Esplêndido, sob direção de Aline Alencar. Levar uma reflexão, transmitir, questionar e oferecer ao público um teatro denunciador político e social é o que a Cia almeja com este projeto.

Ficha técnica – Direção Geral: Aline Alencar | Dramaturgia: Carlos Carvalho | Orientadora de Pesquisa Conceitual: Patricia Zuppi | Elenco: Alison Bernardes, Aline Alencar, Matheus Leonel e Pablo Rivero | Cenário, Figurinos e Adereços: Aline Alencar/Os Cogitadores | Produção: Os Cogitadores | Orientação Musical: Daniel Verlota e Melchior Alexandre | Criação de trilha sonora original: Os Cogitadores/ Aline Alencar | Criação de Luz: Lawrence Garcia/ Aline Alencar | Operação de Luz: Cia Os Cogitadores.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]