Projeto ‘Encanta Cordel’ chega a Maturéia com ações gratuitas; veja programação

O projeto Encanta Cordel, patrocinado pelo Fundo Nacional de Cultura, através do Instituto Cultural Vale, chega à cidade de Maturéia. Com atividades gratuitas, a ação começa na quarta-feira (22) e segue até sábado (25).

A programação do projeto prevê exposição de xilogravura, oficinas, debates, mesa de glosas, visita dos mestres detentores do saber às escolas e distribuição de cordéis a bibliotecas públicas.

A abertura da ação acontece às 15h, da quarta-feira (22), na Escola Municipal Maria Tâmara Souza do Nascimento. Na ocasião será aberta a exposição ‘Universos do Cordel – Do Feminino a Cultura Popular’, que reúne 30 obras do xilogravurista Marcelo Soares, um dos nomes de maior visibilidade no cenário da literatura de cordel atual.

Na quinta-feira (23) se iniciam as oficinas. A partir das 9h, acontece a oficina de Poesia Popular, ministrada pelo produtor cultural e poeta Ari Nóbrega. Já no turno da tarde, a partir das 15h, será ministrada pelo professor e arte educador, Manoel Messias, a oficina de Isoporgravura. Ambas acontecem na Escola Maria Tâmara e são gratuitas. As inscrições devem ser feitas pelo site do projeto: www.encantacordel.com.br

Na sexta-feira (24), no Casarão do Jabre, a partir das 17h, será promovido o debate ‘O Cordel como Patrimônio Cultural’, com a presença de intérprete de libras. Participam deste momento: José Rodolfo da Silva – Assessor técnico da Secretaria de Cultura do Municipio de Matureia; Kayro Almeida – Professor, Historiador, coordenador da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Tâmara Souza do Nascimento; Abraão Francisco da Costa – Professor, historiador e poeta; e George Patrick Bessoni e Silva – representante do IPHAN.

Em seguida, às 20h, tem início a mesa de glosas, momento em que a poesia e o improviso se fazem presente. Devem participar deste momento: Milene Augusto, poetisa, cordelista e glosadora de Afogados da Ingazeira – PE; Rian Costa – poeta, cantador, declamador e glosador de Teixeira – PB; Vinicius Martins – poeta, declamador, escritor e glosador de Teixeira – PB; Mauro Fragoso – poeta, cantador, repentista e glosador de Teixeira – PB; Lucas Rafael – poeta, glosador, escritor e declamador de São Jose do Egito – PE; Ari Nóbrega – poeta, cordelista e glosador – Teixeira – PB.

No sábado (25), acontecem duas conferências com visita dos mestres detentores do saber às escolas. Às 10h, Ari Nóbrega visita a Escola Municipal Maria Tâmara Souza do Nascimento. Às 14h, é a vez de Janduhi Dantas dialogar com os estudantes da escola.

O encerramento da ação deve acontecer às 17h30, com a desmontagem da exposição de xilogravura e doação de cordéis de poetas da região a bibliotecas de acesso público.

Encanta Cordel

A programação itinerante do ‘Encanta Cordel’ já passou por Itabaiana (PB) e São José do Egito (PE), e no domingo (26) o projeto segue para Teixeira, também na Paraíba, até o dia 01 de julho.

O trajeto prevê ainda passar pelas cidade de Bacabeira e Santa Rita, no Maranhão.
Informações sobre as atividades, exposição virtual de Marcelo Soares e inscrição nas oficinas estão disponíveis no site do projeto (www.encantacordel.com.br) Serviço:

Projeto Encanta Cordel – Maturéia (PB)

Quarta-feira – 22/06

15h00 – Lançamento do Projeto Encanta Cordel e Abertura da Exposição: Universos do Cordel – Do Feminino a Cultura Popular, do Xilogravurista Marcelo Soares
Local: EMEF – Maria Tâmara Souza do Nascimento
Período da Exposição: 22 a 26/06/2022

Público Alvo: A exposição tem como público alvo estudantes, professores, artistas, gestores e demais interessados em vivenciar experiência visual e tátil em peça matriz de xilogravura.

Quinta-feira – 23/06

09h00 as 12h00 – Oficina de Poesia Popular
Local: EMEF – Maria Tâmara Souza do Nascimento, Centro – Maturéia
Facilitador: Ari Nóbrega
Público Alvo: Estudantes do ensino médio e demais interessados
Inscrições: www.encantacordel.com.br

15h00 as 17h00 – Oficina de Isoporgravura
Local: EMEF – Maria Tâmara Souza do Nascimento, Centro – Maturéia
Facilitador: Manoel Messias de Araújo Maia
Público Alvo: Crianças a partir de 7 anos, Jovens e Adultos
Inscrições: www.encantacordel.com.br

Sexta-feira – 24/06

17h00 as 18h00 – Debate: O Cordel como Patrimônio Cultural (com intérprete de libras)
Local: Casarão do Jabre, Sítio Novo Amparo – Zona RuralMaturéia – PB
Participantes: José Rodolfo da Silva – Assessor técnico da Secretaria de Cultura do Municipio de Matureia. / Kayro Almeida – Professor, Historiador, coordenador da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Tâmara Souza do Nascimento. / Abraão Francisco da Costa – Professor, historiador e poeta. Representante do IPHAN – / Participação em video depoimento George Patrick Bessoni e Silva – representante do IPHAN – PE – participação em video depoimento.

20h00 as 21h00 – Mesa de Glosas
Local: Casarão do Jabre, Sítio Novo Amparo – Zona Rural Matureia – PB

Poetas participantes: Milene Augusto, poetisa, cordelista e glosadora de Afogados da Ingazeira – PE. Rian Costa – poeta, cantador, declamador e glosador de Teixeira – PB. / Vinicius Martins – poeta, declamador, escritor e glosador de Teixeira – PB. / Mauro Fragoso – poeta, cantador, repentista e glosador de Teixeira – PB. / Lucas Rafael – poeta, glosador, escritor e declamador de São Jose do Egito – PE. / Ari Nóbrega – poeta, cordelista e glosador – Teixeira – PB.

Sábado – 25/06

10h00 as 12h00 – Conferência: O Mestre Vai a Escola Relatos do Saber para a infância.
Local: EMEF – Maria Tâmara Souza do Nascimento
Facilitador: Ari Nóbrega – Poeta e cordelista paraibano, atua como agente cultural em toda a região da Serra de Teixeira e do Sertão do Pajeú.

14h00 as 15h30 – Conferência: O Mestre Vai a Escola Relatos do Saber para a infância.
Local: EMEF – Maria Tâmara Souza do Nascimento Facilitador: Janduhi Dantas – Poeta e cordelista paraibano, referência da literatura de cordel no Nordeste.

17h30 – Encerramento da exposição de xilogravura e Doação de Cordéis de poetas da região para bibliotecas de acesso público.