Projeto Cambada tem apresentação do grupo Coro em Canto, em CG

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba realiza, nesta quinta-feira (28), mais uma edição do Projeto Cambada. A atração será o grupo Coro em Canto, da UFCG. O show acontece no Cine Teatro São José, em Campina Grande, a partir das 20h. A abertura fica por conta dos alunos de canto do Projeto de Extensão em Técnica Vocal da UFCG. A entrada é gratuita.

O Coro em Canto é vinculado à Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI) do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tendo como proposta atuar como coro-escola, mediante a incorporação anual de novos cantores, entre estudantes, funcionários e professores universitários, assim como profissionais liberais e indivíduos da comunidade em geral.

A atividade do Coro em Canto tem como base duas premissas básicas. A primeira é a de que todos, em princípio, podem cantar. A segunda incorpora a ideia de que os ensaios, transcendendo as séries de vocalizes e o trabalho das peças que compõem o repertório do coro, devem ser também bons momentos de encontro.

Entre as peças com orquestra já realizadas pelo Coro em Canto, destacam-se: Carmina Burana, de Carl Orff; o Requiem, de Mozart; a Nona Sinfonia, de Beethoven; Lobgesang, de Mendelssohn; a Missa a Buenos Aires, de Martin Palmeri; o Gloria, de Vivaldi; a Krönungsmesse, de Mozart; o Requiem for the Living, de Dan Forrest,  apresentando-se sob a batuta de vários maestros, a exemplo de Mario de Rose, Helena Herrera, Martin Palmeri, Luis Carlos Durier, Laercio Signorelli, Vladimir Silva, Gunnar Silvestre.  Desde 1995, o Coro em Canto é dirigido por Lemuel Guerra, contando atualmente com 50 cantores.

Projeto – O Cambada foi lançado em janeiro de 2016, com a ideia inicial de se realizar uma temporada anualmente. Com o nome que faz referência ao coletivo de caranguejos, virou sucesso de público, e a frequência de shows passou a ser mensal. A proposta consiste em realizar uma série de shows onde artistas da terra ou radicados na Paraíba se apresentam com repertório construído com músicas de compositores paraibanos. Além da qualidade das atrações, outro atrativo do projeto é o preço popular, uma forma de estimular o público a consumir e apreciar os artistas locais.