Publicidade

Uma boa opção de lazer neste final de semana é a programação de filmes que estão em cartaz no Cine Banguê, instalado nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Neste sábado (17), a partir das 18h, será exibido o longa-metragem ‘Lamparina da Aurora’, dirigido por Frederico Machado, uma produção nacional de 2017 que mescla drama, suspense e terror. Antes, às 16h, a sessão é com o filme ‘Os Iniciados’, drama que tem direção de John Trengove e produzido conjuntamente por África do Sul, Alemanha, Holanda e França em 2018. Os ingressos custam R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira).

Protagonizado pelo ator paraibano Buda Lira, Antônio Saboia e Vera Barreto Leite, ‘Lamparina da Aurora’ mostra a situação de um casal idoso que segue uma vida silenciosa, sem comunicação, numa casa isolada do resto da sociedade. No entanto, tal paz é perturbada pela chegada de um homem jovem e misterioso, que se instala no lugar e mantém relações ambíguas com seus anfitriões. A classificação indicativa é de 14 anos.

Publicidade
ALPB

Já o outro longa-metragem que também está em cartaz é ‘Os Iniciados’. O enredo é ambientado em Cabo Oriental, África do Sul, onde Xolani, um solitário operário, ausenta-se de seu trabalho para ajudar nos ritos de circuncisão Xhosa de iniciação à masculinidade. Em um remoto acampamento em uma montanha, jovens se recuperam enquanto aprendem os códigos masculinos de sua cultura.

Nesse quadro de machismo e agressão, Xolani cuida de Kwanda, um rebelde novato de Joanesburgo, que questiona os códigos patriarcais de iniciação, enquanto o próprio Xolani sofre entre seu mundo familiar tradicional e sua própria realização. A classificação indicativa é de 16 anos.

Domingo

A programação de domingo (18), no Cine Bangüê, são outros dois filmes. A primeira sessão, às 16h, é com o documentário ‘Visages, Villages’, produção francesa de 2017 dirigida por Agnès Varda e JR. Trata-se de um documentário que tem no elenco Jean-Luc Godard, JR, Laurent Levesque e Agnès Varda.

A obra retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de duas grandes pessoas conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, viajam por alguma regiões da França, bem longe dos centros urbanos, com um caminhão que captura imagens de forma mágica. A classificação indicativa é de 10 anos.

O outro filme em cartaz é ‘Pela Janela’, drama produzido em 2018 por Brasil e Argentina, dirigido por Caroline Leone, cuja exibição começa às 18h. O longa-metragem conta a história de Rosália, uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em uma fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ela é demitida e, deprimida, é consolada pelo irmão José, que resolve levá-la junto com ele em uma viagem de carro até Buenos Aires.

Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, começando uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela mesma. Classificação indicativa: 10 anos.

Texto: Guilherme Cabral

Comente

Camara Municipal