Programação especial marca Dia de Conscientização sobre o Autismo na Funad

Trabalho será coordenado pelo Serviço Especializado de Reabilitação Intelectual e a Coordenadoria de Educação Integrada

Dois de abril é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem o objetivo de difundir informações sobre o autismo e combater a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com o transtorno. O Governo da Paraíba, através da Funad, preparou uma programação entre os dias 4 e 8 de abril, que inclui diversas atividades, com o tema: “Lugar de autista é em todo lugar”. O trabalho será coordenado pelo Serviço Especializado de Reabilitação Intelectual e a Coordenadoria de Educação Integrada da Funad.

A Funad participa, no sábado (2), de uma caminhada na orla da Capital, com servidores e usuários. Na segunda, dia 4, às 9h, acontecerá uma live com reabilitadoras da Coordenadoria, com o tema “Estratégias para estimulação comunicativa e comportamental de pessoas autistas”. A ideia é trazer  elementos que auxiliem pais e responsáveis no cotidiano das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), propondo estratégias para o desenvolvimento. À tarde haverá apresentação artística com usuários da Funad, no pátio da instituição.

Mas a programação da semana  tem também a proposta de identificar quantas pessoas autistas existem na Paraíba, através do Cadastro da Pessoa com Deficiência. Com o Censo, o Governo vai poder saber quantas pessoas com deficiência existem no Estado e assim aplicar novas políticas públicas voltadas para esse segmento da sociedade. Desde o seu lançamento, em setembro do ano passado, a Funad e Secretaria de Desenvolvimento Humano têm movido esforços junto às escolas, associações, unidades de saúde e centros de reabilitação, no sentido de estimular e promover a participação, cadastrando as pessoas com deficiência em toda a Paraíba.

Nesse processo, a semana do autismo será importante. Serão visitadas clínicas que atendem pessoas com TEA, proporcionando comodidade para elas e suas famílias, ao mesmo tempo em que os profissionais da Funad vão divulgar informações sobre os serviços ofertados pelo Governo do Estado. Para participar do Censo, basta acessar o link http://paraiba.pb.gov.br/censo-pessoa-com-deficiencia-pb.

Na Funad, são atendidas atualmente 426 pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. A equipe multiprofissional realiza atendimento individual e em grupo, com serviços de estimulação precoce, habilidades comunicativas e comportamentais, habilidades cognitivas, artísticas, sociais, musicais, integração sensorial, atividades de vida diária, habilidades aquáticas, psicoterapia lúdica e circuito de habilidades motoras. O serviço busca  atender com estrutura de referência e métodos diferenciados voltados para a potencialização das áreas importantes para o desenvolvimento e descobertas funcionais dos usuários.

Segundo Simone Jordão, presidente da Funad,  é preciso que a sociedade entenda que a pessoa com autismo tem o direito de de estar onde quiser e os serviços como os da Funad e Centros de Reabilitação são meios importantes nesse processo de inclusão. “As famílias precisam buscar os caminhos e também lutar contra a invisibilidade, portanto, participar do Cadastro, vai garantir que elas possam dispor de novos instrumentos públicos de defesa e acesso aos direitos. Durante toda a semana, nós estaremos reforçando essa busca e contamos com a participação de todos”.

CAA

No mês em que se reforça a luta da pessoa autista, o Governo da Paraíba vai inaugurar mais um Centro de Atendimento ao Autista (CAA), em Campina Grande. O serviço será semelhante ao do CAA de João Pessoa, ambos como extensão da Funad, uma ampliação importante no atendimento a esse segmento. Serão ofertadas 360 vagas, com equipe multiprofissional, que vai contemplar usuários de Campina Grande e região.