Programação do V Balaio Circense tem lançamentos de livros em Recife e João Pessoa

A programação do V Balaio Circense – Riso como Resistência traz lançamentos de livros em Recife e João Pessoa. Nesta quarta-feira, as obras serão lançadas em Recife, no Centro Centro Cultural Apolo Hermilo, em parceria com o Festival de Circo do Brasil. Diocélio Barbosa lança “Artes da Cena: Estudos sobre Atuação e Encenação”, organização Narciso Telles e Carlos Sugawara lança “Técnicas circenses aéreas: Corda lisa e tecido”. O evento acontece às 18h30.

Na quinta-feira, é a capital paraibana que recebe os lançamentos em evento que acontece às 19h30 na Livraria Leitura, localizada no Manaíra Shopping. O acesso é gratuito.

Publicidade
ALPB

Festival

A quinta edição do Balaio Circense teve início no último domingo (4) e se estende até 11 de novembro, totalizando oito dias de atividades intensas. São espetáculos, oficinas, vivência artística, cine-circo, bate-papo, lançamento de livro e até um ‘Cabaré Circense’. Nesta edição, a homenagem vai para a Trupe Arlequin, que comemora 10 anos de existência na cena paraibana, com passagens, inclusive, pelo exterior. O tema deste ano é “Riso como Resistência” e o acesso a todas as atividades do evento é gratuito. A programação completa do evento pode ser vista no site www.balaiocircense.com.

A edição deste ano propõe dar continuidade ao trabalho de valorização da arte circense cuja semente foi plantada nas edições anteriores do evento realizadas nos anos de 2009 (Formação), 2012 (Festival Internacional de Circo), 2013 (Festival de Palhaços) e 2015 (Festival de Comicidade).

Ao longo destes anos, o evento se consolidou como o maior festival de circo no Estado da Paraíba, chegando a contemplar um público de mais de 30 mil pessoas. O projeto é uma realização da Trupe Arlequin de Teatro Circo e tem produção assinada pela Arlequino Produções Artísticas.

Livro – Artes da Cena: Estudos sobre atuação e encenação

O livro certamente figuraria nas cabeceiras e bibliotecas como mais uma valiosa contribuição ao estudo das artes cênicas. Dessas que reafirmam seu interesse e preocupação por refletir as rupturas e desequilíbrios pelos quais os grandes paradigmas dos modos de criação e relação das artes da cena encontram outros (e por que não, novos) questionamentos e desdobramentos para o campo de investigação em questão. Só aqui seu papel já estaria cumprido, entre e por sobre as páginas. No entanto, desde a seleção à organização dos textos que o compõe, nota-se um compromisso político e ético ao tornar, de fato, eficaz e urgente a voz do artista criador sobre seus processos, princípios e procedimentos de atuação e encenação frente às problemáticas da área –  conceituais e técnicas – revistas na contemporaneidade. Além disso, preconiza a diversidade de olhares e linguagens, bem como seus lugares de análise e criação; dos que dizem às salas de ensaio aos que falam das mesas de estudo, encurtando essas possíveis distâncias, atentos e mobilizados por, enfim, falarem por si mesmos, considerando a potência desse exercício no encontro com outras áreas de conhecimento, no acordo ético e político que se dá ao refletirmos, principalmente, o que não sabemos sobre o que fazemos da cena em nosso tempo. (Rafael Lorran)

Organizador: Narciso Telles

Autor (presente): Diocélio Barbosa*

* Diocélio Barbosa, um dos autores do livro, traz o capítulo intitulado “O Corpo Cômico: um mergulho no ri[s]o do palhaço”, um desdobramento de sua pesquisa de mestrado na UFRN sob orientação de Robson Haderchpek.

Livro Técnicas circenses aéreas: Corda lisa e tecido

Amplamente ilustrada, esta obra busca traçar um caminho para o desenvolvimento técnico passo a passo nas técnicas circenses aéreas em tecidos e corda lisa, sendo, portanto, de imensa utilidade tanto para o artista como para o professor de circo. Lançado em julho de 2014 por uma grande editora da área de esportes, fitness, saúde e musculação, a Phorte Editora.

O lançamento contará com a presença do autor, Carlos Sugawara.

Serviço:

07/11, quarta-feira

INTERCÂMBIO

18h30 – Lançamento dos Livros:

– Artes da Cena – Diocélio Barbosa (PB) / Org. Narciso Telles (MG)

– Técnicas Circense Aéreas – Carlos Sugawara (SP)

Local: Centro Cultural Apolo Hermilo, Recife, PE

Parceria com o Festival de Circo do Brasil

08/11, quinta-feira

INTERCÂMBIO

19h30 – Lançamento dos Livros:

– Artes da Cena – Diocélio Barbosa (PB) / Org. Narciso Telles (MG)

– Técnicas Circense Aéreas – Carlos Sugawara (SP)

Local: Livraria Leitura Shopping Manaíra, João Pessoa, PB

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]