Programação da Semana Nacional dos Museus movimenta Funesc

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) participa da programação da 22ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 13 a 19 deste mês. O evento tem como tema ‘Museus, Educação e Pesquisa’. Em João Pessoa, o Memorial Abelardo da Hora (MAH) e o Museu José Lins do Rêgo estão nas atividades, que começam na próxima segunda-feira.

No Museu José Lins do Rego haverá palestra na próxima terça-feira, dia 14, a partir das 9h. A palestrante será Eva Caroline de Sena Castro, abordando o tema proposto pelo Conselho Internacional dos Museus.

Ela integra a Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus), da UFPB. Eva é historiadora, mestra em Artes Visuais UFPB/UFPE e membro da REDMus.

Já no Memorial Abelardo da Hora, entre 14 e 19 deste mês, haverá o lançamento do circuito acessível da Hora. Com roteiros da audiodescritora Larissa Hobi (doutoranda em Educação na UFRN) e consultoria de Cida Leite (audiodescritora e historiadora pela UFRJ), as narrações são dos atores e atrizes Mayra Montenegro, Buda Lira, Daniel Porpino, Geyson Luiz, Laíz de Oyá, Larissa Hobi e Miguel Segundo.

Todas as narrações foram captadas por Kaio Cajon no estúdio do Polo de Comunicação da Casa Pequeno Davi, no bairro do Roger, em João Pessoa (edição e mixagem de Miguel Segundo; e produção de acessibilidade de Larissa Hobi).

Na próxima terça-feira, das 15h às 16h, está programado um debate sobre ‘Educação e pesquisa em acessibilidade de museus: o processo de construção da audiodescrição do circuito acessível da Hora’ – uma parceria entre o MAH e a Caleidoscópio Acessibilidade. E no dia 17, haverá visita guiada com a presença de intérprete de Libras.

A temporada cultural organizada pelo Ibram contará, nesta edição, com a participação de 1.087 instituições de todas as regiões brasileiras, que realizarão mais de 3,5 mil atividades inspiradas pelo tema deste ano.

A programação inclui atividades presenciais e on-line como exposições, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas redondas, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, saraus, performances e apresentações musicais e teatrais.