Através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), os professores terão direito ao 14º salário, concedido pelo ‘Prêmio Escola Nota 10’, cujo valor total pago pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) gira em torno de R$ 12 milhões.
A solenidade de entrega dos envelopes aos educadores será às 16h, no Centro Cultural de Mangabeira, na Capital, onde grupos de alunos das escolas do Município farão apresentações culturais para homenagear os profissionais.
Para conceder a bonificação do 14º salário aos servidores da educação, foram avaliados o grau de competência e habilidades dos estudantes e dos trabalhadores da educação que atuam na rede municipal de ensino. Ao todo, 11.902 estudantes do Ensino Fundamental I e II participaram da avaliação, que contemplou os conteúdos lecionados em sala de aula.
A bonificação dos servidores da educação é proporcional ao Índice de Excelência, que vai de 50% a 100%, alcançado por cada unidade de ensino na avaliação do Programa. Os resultados da avaliação correspondem a 40% do Prêmio ‘Escola Nota 10’. Os demais percentuais resultam da soma de 20% da participação dos educadores na formação continuada, 10% do indicador de avaliação de projetos interdisciplinares e mais 30% da avaliação da gestão escolar (conservação da estrutura física, mobiliário, freqüência dos professores).
Creis – Além dos estudantes do Ensino Fundamental I e II, os alunos dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) também passaram por avaliação. Nessas unidades, a freqüência dos profissionais na educação continuada correspondeu a 40% da avaliação, outros 40% foram por conta do Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil, 10% da Ata da coordenação da Educação Infantil e os demais 10% da participação dos gestores e educadores em reuniões e na construção dos projetos de ações pedagógicas.