Professor paraibano é nomeado para presidência do Ipea

Docente permanente da UFPB, Erik Alencar de Figueiredo ocupava, até então, o cargo de Subsecretário de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia

O professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Erik Alencar de Figueiredo, foi nomeado para o cargo de Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A portaria de nomeação foi publicada pelo Ministério da Economia na edição do Diário Oficial da União (DOU) da terça-feira (8).

Erik Alencar de Figueiredo ocupava, até então, o cargo de Subsecretário de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia. Ele é professor permanente da UFPB.

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, com pós-doutorado na Universidade do Tennessee, Knoxville e doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o professor é graduado em Ciências Econômicas pela UFPB (1998 – 2001) e cursou Mestrado em Economia pela UFPB (2002 – 2004). Ele possui 67 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais (publicados e aceitos para publicação).

É parecerista para o Economic Journal, Oxford Economic Papers, Applied Economics, Economic Modelling, Review of Income and Wealth, The Quarterly Review of Economics and Finance, Journal of Applied Economics, International Journal of Physical Sciences, Managerial Finance, Estudos Econômicos, Economia Aplicada, Pesquisa e Planejamento Econômico, Revista Brasileira de Finanças e Nova Economia. Sua pesquisa é direcionada aos seguintes temas: economia internacional, fluxos econômicos, economia social e economia aplicada.