Principais causas para crises de acne pelo rosto ou corpo

A acne é uma condição de pele em que os folículos pilosos (os poros da pele) ficam obstruídos por sebo, células mortas da pele e, em alguns casos, bactérias. Isso leva ao desenvolvimento de inflamações e lesões na pele, que são os cravos e espinhas, principalmente.

A acne pode ocorrer em várias partes do corpo, mas é mais comum nas regiões do rosto, das costas e dos ombros. Para resolver essa questão, uma boa rotina de skincare e utilizar produtos de combate à acne é essencial, como um sabonete para pele oleosa ou tônico antiacne.

Entenda melhor quais são as principais causas da acne!

Principais causas das crises de acne

A acne é considerada multifatorial, ou seja, causada por um conjunto de fatores. Por isso a importância de cuidar bem da pele e também acompanhar as mudanças do corpo, como alteração de hormônios, estresse excessivo e inflamação.

Estar atenta aos fatores que causam a acne contribui muito com o tratamento. Além disso, vale a pena procurar um médico dermatologista para entender as necessidades da sua pele.

Produção excessiva de sebo

Essa é uma das causas mais comuns e que, geralmente, é consequência de uma desregulação hormonal. As glândulas sebáceas produzem sebo como forma de proteção da pele.

No entanto, o excesso de produção de sebo pode obstruir os poros e levar ao desenvolvimento de acne, já que a oleosidade cria uma barreira, segurando impurezas e bactérias na pele.

Obstrução dos poros

O acúmulo de células mortas da pele e sebo nos poros pode causar obstrução, favorecendo o ambiente propício para o crescimento de bactérias e, como resultado, a inflamação da espinha.

Os poros também podem ficar obstruídos por impurezas, uma consequência de uma limpeza que não foi feita corretamente, por isso a importância de ter uma rotina de skincare.

Proliferação bacteriana

A bactéria Propionibacterium acnes é a que leva à inflamação dos poros. Ela se multiplica justamente pelos folículos, o que leva ao surgimento da espinha.

A melhor maneira de combatê-la é ter uma rotina com limpeza e hidratação, principalmente para retirar as bactérias prejudiciais.

Hormônios

Outra causa extremamente comum são as alterações hormonais, como aquelas que ocorrem durante a puberdade, fase da menstruação, gravidez etc. Os hormônios são responsáveis por diversas funções no corpo, sendo uma delas a produção de oleosidade da pele.

Ou seja, quando estão desregulados, acabam produzindo muito sebo e aumentando as chances de aparecerem espinhas. O tratamento hormonal deve ser feito com um endocrinologista e também um dermatologista.

Genética

A predisposição genética pode influenciar a forma como a pele reage à produção de sebo e à inflamação, tornando algumas pessoas mais propensas a desenvolver acne.

Nesses casos, muitas vezes é necessário ter um tratamento mais longo e específico, já que a própria genética acaba estimulando demais a produção de sebo e até as inflamações.

Estresse

O estresse também pode desencadear reações hormonais que afetam a pele e, como consequência, aumentar a quantidade de acne no rosto e no corpo.

Quem sofre com esse tipo de acne precisa estar atento ao skincare para combater ao máximo as inflamações, mas também buscar maneiras de relaxar, com medidas para cultivar uma boa saúde mental.

Falta de cuidados com a pele

Se você não cuida bem da sua pele, as chances de desenvolver acne são muito maiores. Afinal, a pele também é um órgão do corpo humano, além de ser o mais exposto ao mundo externo, por isso precisa de cuidados específicos.

Quando se trata de acne, uma boa limpeza, de manhã e à noite, é essencial. Depois, utilize um hidratante ideal para seu tipo de pele. Durante o dia, sempre utilize protetor solar.