Primeira-dama do Estado visita Núcleo de Apoio à Criança Autista

Na oportunidade, Ana Maria Lins ressaltou também que o Governo do Estado está realizando o censo da pessoa com deficiência

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, visitou, na manhã deste sábado (21), o Núcleo de Apoio à Criança com Transtorno do Espectro Autista (Natea), localizado em Monteiro, no Cariri paraibano, oportunidade em que discutiu novas parcerias que ampliem o atendimento aos autistas. “Estamos muito felizes com o trabalho de inclusão social que o Natea tem desenvolvido em prol dos autistas e seus familiares”, destacou Ana Maria Lins.

Na oportunidade, Ana Maria Lins ressaltou também que o Governo do Estado está realizando o censo da pessoa com deficiência e que a perspectiva é de construir polos de atendimento especializado para autistas, a partir das demandas de cada região do estado, para que todos tenham o acesso ao atendimento garantido. “Esse tem sido um dos principais compromissos do governador João Azevedo”, lembrou ela.

O Natea de Monteiro, que é vinculado à Associação Paraibana de Inclusão da Pessoa com Deficiência (APIPCD), atende a 117 crianças do Cariri Ocidental paraibano, através de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psicopedagogos, educadores físicos e colaboradores de apoio e cuidadores desde 2019.

Investimentos – De 2020 a 2022, o Natea recebeu pouco mais de um milhão de reais em investimentos do Governo da Paraíba, por meio de convênios e projetos, para a execução e melhoria dos atendimentos, favorecendo assistência terapêutica, educacional, clínico e assistencial.

Com isso, para 2023, o Natea já oficializou o projeto de expandir a atenção também para pacientes do Cariri Oriental e cidades circunvizinhas. “Nosso esforço tem sido grande para atender a demanda dos 16 municípios do Cariri Ocidental”, afirmou o gestor do Natea, Geraldo Souza, que também é presidente da APIPCD, lembrando que a oferta de atendimento ao autista ainda é pequena e que, com o apoio dos poderes públicos e da sociedade, essa união de forças pode mudar a realidade de muitas famílias paraibanas que convivem com o autismo.

Para a dona de casa Vânia da Silva, moradora de Monteiro, o trabalho no Natea tem sido de fundamental importância para o desenvolvimento do seu filho Brian, de cinco anos. “Aqui somos muito bem acolhidos, meu filho recebe atendimento com qualidade e amor e eu recebo orientação de como cuidar dele”, afirmou Vânia da Silva, dizendo-se grata pelos avanços conquistados no desenvolvimento motor e social de Brian.

Já o aposentado Aleonilton Ferreira, pai de João Victor, de nove anos, a atenção que a equipe do Natea tem dispensado para seu filho tem sido comemorada por toda a família e amigos que se alegram com o comportamento da criança. “Antes do Natea, não tinha quem aguentasse esse menino. Mas hoje, a realidade é outra. Ele tem interagido e aprendido com mais facilidade. É outra criança!”, ressaltou o aposentado, durante a visita da primeira-dama Ana Maria Lins.

A visita da primeira-dama da Paraíba à Natea em Monteiro contou com a presença da equipe multidisciplinar do Núcleo, bem como da direção e alguns pais de crianças e adolescentes com autismo. Na ocasião, o gestor do Natea, Geraldo Souza, também apresentou as instalações físicas do local e alguns profissionais puderam descrever um pouco do trabalho que têm desenvolvido, além da participação dos pais de usuários, que se dispuseram a dar depoimentos de gratidão pelo apoio recebido.