Apesar do sábado (31) ter começado ensolarado em João Pessoa, a capital paraibana está entre as cidades do Nordeste que podem receber chuvas volumosas até a segunda-feira (2). Chuvas ainda mais fortes podem alcançar São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE), com raios e ventos no fim de semana e também na segunda (2) e na terça-feira (3).

Segundo informações da Climatempo, uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) voltou a ganhar força sobre a costa norte do Nordeste na última semana de março trazendo muita nebulosidade e chuva forte.

Em João Pessoa, as chuvas fortes começaram na quinta-feira (29) e causaram alagamentos em vários pontos da cidade. A capital paraibana recebeu, em 24 horas, quase todo o volume de chuvas esperado para o mês de março. “Foi a maior quantidade de chuva em 24 horas sobre a capital paraibana este ano, até agora”, diz a Climatempo.

Natal (RN) também teve alagamentos desde a quinta-feira (29). A chuva do feriado da sexta-feira (30) causou alagamentos em ruas e rodovias na região de Teresina.

O fim de semana de virada de março para abril é com alerta para fortes pancadas de chuva sobre o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O risco de chuva forte é menor em Pernambuco, mas não deve ser completamente descartado. Além de João Pessoa, as regiões de Natal e de Recife (PE) podem ter chuva volumosa até segunda-feira (2).

Conforme a Climatempo, a ZCIT não tem influência direta sobre as regiões de Maceió (AL) e de Aracaju (SE), mas essas duas capitais podem ter chuva moderada no sábado (31), por causa de outras áreas de instabilidade que avançam do mar. Sol forte e tempo seco predominam sobre a Bahia. Há previsão de pancadas de chuva para o litoral, mas não há risco de tempestade. Portal T5