Prévia da Festa do Livro Internacional da PB acontece neste sábado no Sítio Tambaba em Conde

Literatura, música, cinema, cultura popular, entre outras atrações, vai ocupar o Sítio Tambaba, no município de Conde, neste sábado (01/12), a partir das 16h. A Ocupa FLIT é uma prévia da Festa do Livro Internacional da Paraíba, uma feira de livros de nível internacional que acontece em setembro de 2019, na Praça do Mar, em Jacumã. O evento é uma realização da 4 Olhos Comunicação Cultural em parceria com a Prefeitura de Conde, Governo do Estado (PBTUR), Sebrae e Fecomércio e patrocínio do Bradesco, Gráfica JB e apoio da Universidade Federal da Paraíba.

O evento tem direção geral de Anastácia Alencar e Juca Pontes e em sua programação, os participantes poderão conhecer diversas áreas a literatura regional, nacional e internacional, passando pela poesia, romance, literatura de cordel, Contação de histórias, biblioteca móvel, além de uma conversa com o poeta angolano Abreu Praxe, que será mediado por Valéria Rezende e Sérgio de Castro Pinto.

Publicidade
ALPB

A prefeita Márcia Lucena destaca a alegria de o Conde ter sido o local escolhido para receber a Ocupa FLIT e logo mais a Festa do Livro Internacional. “O Conde está num momento de crescimento em todas as áreas e receber um evento tão importante como este, que se iguala ao nosso trabalho de estimular o hábito da leitura, é essencial. A Ocupa FLIT chega no momento certo, trazendo esse amplo universo que a leitura nos oferece”, comemorou.

Anastácia Alencar, idealizadora do projeto explica que o projeto foi concebido para estimular o interesse pela leitura de livros pelos jovens, de forma a aprimorar as diversas formas de expressões de linguagem. Ela explicou a escolha do município de Conde para a realização do evento: “Queremos criar um hábito de leitura e gerar mais conhecimento junto aos jovens. E agregar valor ao local onde eles vivem, já que a oralidade é muito forte nas comunidades e nos quilombos existentes nesta região. A primeira atividade do projeto acontece neste sábado”.

O Secretário de Turismo de Conde, Aristóteles Souto Maior, afirmou que a realização de eventos como o Festival de Jazz, o Ocupa Flit e a própria FLIT em 2019, reforçam a divulgação do Conde como destino turístico e movimentando a economia da cidade, quer seja na ocupação dos leitos locais, como a movimentação do comércio. “O turismo de Conde está se renovando. Hoje o turista que chega em nossa cidade, tem várias opções de lazer que não se resumem apenas as nossas belas praias. O turismo de aventura, o turismo rural tem se destacado de forma surpreendente e tudo isso reverte em benefícios para a população que trabalha na região”, destacou.

A programação tem início às 16h com a participação do jornalista Fernando Moura, que estará à frente da Difusora que vai funcionar durante todo o evento. A livraria do Luiz estará com um espaço com obras de autores paraibanos e livretos de Cordel. O grupo folclórico do SESC faz apresentações de várias danças como o xaxado, coco de roda, forró e dança de salão.

Ainda na programação, acontecem lançamentos de livros, performances musicais, sessão de autógrafos com a escritora Maria Valéria Rezende, exposições, sessão de cinema e encerrando, apresentação do Grupo de Capoeira Angola berimbau Viola, show com o Forró do Nosso Jeito e DJ Mamulengo.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]