Prêmio Josenildo Suassuna apresenta trabalhos vencedores a partir desta sexta

O Casarão 34 apresenta, a partir desta sexta-feira (8), a exposição ‘Prêmio Josenildo Suassuna de Arte Naif’, iniciativa que nasceu do edital em homenagem ao artista visual paraibano. A abertura será às 16h e a mostra segue até 5 de novembro, apresentando as obras inéditas dos dez artistas visuais que venceram o edital prêmio.

Adriano Dias, Célia Gondim, Geo Oliveira, Isadora Falcão, Laucilene da Rocha, Letícia Lucena, LQ Geor, Marcelo Schimaneski, Márcio Bizerril e Set Genet são os nomes da exposição.

Para o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, é preciso ressaltar o valor e a importância histórica da exposição, resultado de um prêmio nacional criado pela Funjope que, mesmo num ano de pandemia, conseguiu desenvolver o projeto. Ele destacou que o prêmio foi bastante concorrido, com quase 130 artistas das mais diferentes cidades brasileiras inscritos, o que comprova o valor das artes plásticas e da arte naif na Paraíba e no Brasil.

Marcus acrescentou que esse prêmio é muito especial para a Funjope porque promove uma homenagem a um artista naif de perfil popular, não acadêmico, como Josenildo Suassuna, que teve uma contribuição importante na arte de João Pessoa e da Paraíba, e partiu de maneira trágica há cerca de três anos.

“Por isso, precisamos fazer o resgate dessa memória. Nós recuperamos o acervo do Josenildo, que estamos expondo, e colocando ele lado a lado dos nossos premiados nacionalmente. Isso tem um valor simbólico único para a Funjope”, afirmou.