Prefeituras na PB são investigadas por queimadas Ilegais em seus territórios

Iniciativa baseia-se em dados de ocorrências de incêndios florestais atendidas pelo Corpo de Bombeiros da Paraíba entre 2020 e 2024

Foto: Amanda Perobelli

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) anunciou, nesta quinta-feira (19), a instauração de um inquérito civil público para investigar queimadas ilegais nos municípios de Mamanguape, Capim, Cuité de Mamanguape, Itapororoca e Mataraca. O objetivo é apurar a responsabilidade de pessoas físicas, empresas ou governos envolvidos nas ocorrências, além de avaliar possíveis ações judiciais contra os responsáveis.

A iniciativa baseia-se em dados de ocorrências de incêndios florestais atendidas pelo Corpo de Bombeiros da Paraíba entre 2020 e 2024, com destaque para o período de janeiro a outubro deste ano. O inquérito também considera as diretrizes do Plano de Operação Queimadas 2024.

Além de buscar a responsabilização criminal e civil dos envolvidos, o MPPB pretende atuar junto às comunidades tradicionais, indígenas e outros grupos diretamente afetados pelas queimadas, promovendo medidas de proteção e conscientização ambiental.

Veja documento

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab