Prefeitura de Patos assinará TAC para reabrir UBS interditada por órgãos

O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, o secretário de Saúde Umberto Joubert e representantes da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram com o promotor Uirassu Madeiros para discutir o retorno dos procedimentos de esterilização, odontologia, aplicação de injetáveis, entre outros, no PA Maria Marques e em algumas unidades de saúde.

De acordo com o secretário Umberto Joubert, em breve, o PA Maria Marques, localizado no bairro Jatobá, voltará a funcionar com todas as exigências cumpridas e solicitadas pelos órgãos de fiscalização. A unidade foi interditada após visita do Ministério Público, CRO, CRM, COREN, AGEVISA, BOMBEIROS, entre outros órgãos, no mês passado.

O extintor e o desfibrilador cardíaco já foram comprados, bem como o carro de parada e o material para construção da área do CME, destinada para a esterilização de equipamentos hospitalares, conforme mencionou o secretário.

Até a próxima terça-feira, dia 5, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será assinado no Ministério Público, onde o secretário de infraestrutura, Nilton Domiciano, vai estabelecer prazo para reforma e reabertura do PA Maria Marques.

Sobre as unidades básicas que também foram notificadas para regularizar alguns procedimentos, Joubert explicou que cada DGA terá uma unidade equipada e uma equipe qualificada para realizar procedimentos de esterilização. A cidade de Patos está dividida em 4 DGAs.