Prefeitura de JP entrega nesta quarta-feira Centro Municipal de Hemodiálise

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entrega, nesta quarta-feira (16), o primeiro Centro Municipal de Hemodiálise, situado no anexo do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI). Ao todo, foram investidos mais de R$ 4 milhões, entre obras e aquisição de equipamentos. O novo espaço é o primeiro do serviço público na área de nefrologia e tem capacidade para realizar 32 atendimentos por turno. A solenidade de entrega acontece a partir das 9h e contará com a presença do prefeito Luciano Cartaxo.

O Centro Municipal de Hemodiálise Doutor Geraldo Guedes Pereira deve realizar mais de 2,3 mil sessões do procedimento por mês de moradores da Capital e de mais 208 municípios pactuados. No local, cada usuário com problema renal crônico será submetido a três sessões semanais de hemodiálise. Com a inauguração deste Centro, o município de João Pessoa oferecerá serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças renais.

O modelo proposto potencializa o atendimento gratuito, resolutivo e qualificado aos usuários acometidos por patologias renais crônicas, compondo uma rede organizada de atendimento na área de nefrologia. De maneira geral, favorece a efetiva redução de formalidades burocráticas na execução de serviços e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Todos os usuários que necessitem de diálise são encaminhados pela diretoria de Regulação da rede de Saúde da Capital, e já contam com outras quatro clínicas habilitadas pelo Ministério da Saúde e contratadas pela prefeitura, portanto, não há demanda reprimida no município de João Pessoa”, enfatizou Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde.

“Nossos esforços para consolidar esse novo serviço são exclusivamente para ampliar a assistência de forma humanizada, minimizar a burocratização da assistência e garantir que os usuários tenham o tratamento adequado”, complementou.

Antes da estruturação do Centro Municipal de Hemodiálise de João Pessoa, a Prefeitura da Capital disponibilizava os serviços nessa área em quatro clínicas credenciadas pelo Ministério da Saúde. O Centro Municipal será gerenciado pelo Instituto Walfredo Guedes Pereira, que é ligado ao Hospital São Vicente de Paulo, por meio de um contrato firmado, após processo licitatório, com a Secretaria Municipal de Saúde.

Estrutura do novo Centro

Quatro salas para hemodiálise, consultórios médico e de enfermagem, sala multiprofissional (com assistente social, psicólogo, nutricionista), salas administrativas, copa, sala de emergência e farmácia.

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]