Prefeitura de João Pessoa realiza curso de defesa pessoal para servidoras

A Prefeitura de João Pessoa ofereceu um curso básico de defesa pessoal para servidoras. Nesta quinta-feira (12), participaram da aula funcionárias das secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM). O curso, denominado ‘Lute como uma mulher’, tem o objetivo de oferecer noções de artes marciais especialmente na defesa e proteção das mulheres, difundindo o valor da defesa e não do ataque.

O curso, ministrado pelo professor de artes marciais Mairton Costa, foi realizado no ginásio do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. “O curso foi oferecido de forma gratuita para as mulheres da Prefeitura de João Pessoa que tinham realizado a inscrição previamente. Mas, já tivemos retorno de mulheres de outras secretarias com interesse em participar, então, já estamos estudando a disponibilidade de estender as vagas”, afirmou João Almeida, secretário da Semusb.

A capacitação foi ministrada pelo servidor da Prefeitura de João Pessoa, Mairton Costa. O professor de artes marciais é lotado na Semusb e formou a última turma de Guardas Civis Metropolitanos. “Através dessa capacitação pretende-se melhorar o condicionamento físico, a qualidade de vida e equilíbrio mental das mulheres participantes”, disse.

O comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, Vitor Freire, explicou a importância da capacitação no dia a dia das servidoras. “A nossa intenção é de que as mulheres que trabalhem no combate a violência feminina tenham cada vez mais segurança e se sintam confortáveis na função que desempenham”, explicou Vitor Freire.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa, Nena Martins, também ressaltou o valor de um curso de defesa pessoal. “Gostaria de parabenizar a atitude da Semusb em oferecer um curso de defesa pessoal e convidar nossas servidoras para fazer parte. Essas mulheres saem deste curso ainda mais preparadas para enfrentar qualquer tipo de violência, que, infelizmente, cresce a cada dia”, observou.