Prefeitura de Cabedelo inaugura 1ª fase da reforma do Parque Turístico do Jacaré

Foto: Divulgação/Secom Cabedelo

Um dos pontos turísticos mais belos e visitados da Paraíba está ainda mais convidativo, harmônico e seguro. A Prefeitura Municipal de Cabedelo entregou, nesta sexta-feira (22), a 1ª etapa da reforma do Parque Turístico do Jacaré.

Com um investimento próprio de pouco mais de R$ 3 milhões, a obra vai oferecer um espaço público de qualidade, com conforto, bem-estar, pertencimento, sustentabilidade e inclusão.

As intervenções, nesta 1ª etapa, constaram de mudança de todo o piso do passeio, construção de ciclovia e adequação do Parque para uma melhor acessibilidade, inserindo o piso podotátil por todo o local.

As obras também contaram com substituição do guarda corpo, área de grama para parte de lazer, bancos e postes de iluminação, fechamento de todo o Parque com mureta e gradil, ampliação da área de passeio, construção das bilheterias e do letreiro “Eu Amo Cabedelo”.

Além disso, foram construídas as guaritas de entrada, acesso e segurança e implantados o novo posto de informações turísticas e uma nova iluminação em LED. Também foi feita a reforma do anfiteatro e ainda reforçado o muro de arrimo, buscando evitar erosões e conferir mais segurança para quem visita o espaço.

“Este é um momento de extrema alegria para todos nós. Essa é a entrega da primeira etapa dessa reforma e já percebemos um novo parque. Podemos dizer que o espaço de um dos espetáculos naturais mais bonitos do Brasil se transformou e está cada vez mais preparado para receber os turistas. E que agora temos uma maravilhosa área de convivência mais acessível, segura e ampla e que melhor simboliza nosso sentimento de pertencimento. Com isso, ganha Cabedelo, a Paraíba e o mundo, pois sabemos que esse é um dos pontos turísticos mais conhecidos do nosso Brasil. Temos previsão que a segunda etapa tenha início ainda neste ano e que contemple as áreas onde se localizarão os restaurantes e outros pontos comerciais e, assim, vamos fomentar e fortalecer ainda mais o comércio e a economia local”, destacou o prefeito Vitor Hugo que se emocionou na inauguração do espaço.

O projeto completo visa uma transformação no equipamento turístico cabedelense, que recebe milhares de pessoas semanalmente. A empresa responsável pelas obras foi a Virtual Engenharia e o projeto arquitetônico foi assinado e cedido por Alana Lacerda.

Assim que concluídas todas as intervenções, o novo Parque Turístico do Jacaré vai contar com amplos espaços, dois restaurantes, área de piquenique, píer, ciclovia, área de contemplação do pôr do sol e estacionamento. Além disso, também serão construídos espaços acessíveis com rampas, painéis em braile, um novo posto de informações turísticas, miniquadras recreativas, parque infantil e espaço kids.

“Realmente estamos muito felizes e lisonjeados por compreender a importância desse dia para o turismo da cidade de Cabedelo e para o Estado da Paraíba. A gente  que esteve por aqui todos os dias e vivenciou cada passo dessa obra, desde sua concepção, hoje estamos presenciando um momento que vai ficar na história. Sabemos também que gerir o Parque não será fácil, mas será fundamental para a sua manutenção. E essa responsabilidade precisamos ter junto com todos que funcionarão no local. Esperamos que todos continuem aproveitando o pôr do sol mais lindo do Brasil”, ressaltou  Haennel Farias, secretário de Turismo de Cabedelo.

Participação ilustre – Durante a solenidade de inauguração da primeira etapa do novo Parque Turístico do Jacaré, estiveram presentes autoridades estaduais e municipais, dentre eles, deputados, vereadores, secretários municipais, auxiliares de governo, representantes de associações comerciais e do trade turístico, além de populares, comerciantes e turistas que transitavam no local.

A participação especial que encantou a todos foi a de “Jurandy do Sax” – músico paraibano que ficou famoso por executar o Bolero de Ravel em seu saxofone, em cima de uma jangada no Rio Paraíba enquanto o sol se põe, há mais de 30 anos. Ele deu um testemunho emocionante comemorando essa nova fase do Parque do Jacaré e executou a canção “Tema da Vitória” – que relembra os feitos heroicos do saudoso piloto de F1 Ayrton Senna.

“Estou aqui na Praia do Jacaré desde uma certa tarde de domingo no ano de 1993, onde eu toquei pela primeira vez o Bolero de Ravel. Eu nem imaginava vivenciar o que estamos contemplando agora. Quero agradecer à atual gestão por esse empenho e por esse cuidado que sempre teve com o Parque do Jacaré e dizer que, enquanto Deus quiser, estarei sempre junto com essa luta, pois essa atividade me levou a lugares inimagináveis aqui no Brasil e também em outros países. E eu não fui sozinho, Cabedelo foi junto, a Praia do Jacaré foi junto e nos trouxe resultados que não tenho nem como mensurar. Agora com essa reforma, o turista vai procurar cada vez mais este lugar. E vamos continuar mantendo essa história viva”, afirmou o músico.