Prefeitura de Cabedelo assinada ordem de serviço para urbanização da Rua da Balsa

Serão investidos mais de R$ 1,5 milhão na construção de praça, áreas verdes calçadas e quiosques padronizados

Foto: Divulgação

A Rua da Balsa, acesso de pedestres e veículos a embarcação que realiza a travessia CabedeloLucena, vai passar por processo de urbanização. O pontapé inicial foi dado nesta quarta-feira (05), com a assinatura da Ordem de Serviço para início das intervenções, que preveem melhorias em toda a extensão da Rua Cleto Campelo.

O objetivo é trazer mais conforto, segurança e qualidade de vida para os moradores, turistas e profissionais que trabalham na região do ferry boat.

O projeto contempla a construção de uma praça com áreas verdes e jardins, a padronização de calçadas de passeio e estacionamento (com piso e sinalização tátil), lojas e quiosques, além de todo o paisagismo, em um investimento total de pouco mais de R$ 1,5 milhão e prazo de conclusão de 180 dias.

A obra é fruto de uma parceria entre a PMC, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

“Satisfação e alegria de viver esse momento, dada a importância dessa parceria com a CBTU, que vai possibilitar oferecer uma nova estrutura para os comerciantes aqui instalados, para a população e para as pessoas que passam pelo local. É a nova roupagem da cidade, Cabedelo se transformando! Esperamos muito em breve, podermos entregar esse local totalmente revitalizado. Precisávamos desse olhar mais turístico para o local e, hoje, damos início a um  processo que vai qualificar a área, dar vida ao local com mais impactos financeiros, econômicos, geração de mais emprego, renda e, sobretudo, conforto para quem por aqui passa”,  afirmou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

O espaço a ser urbanizado está localizado à margem da rodovia férrea da CBTU. No local, serão realizadas intervenções nos quiosques de diferentes tipos de comércio como bares, restaurantes e mercearias. A reforma dos quiosques incluirá a aplicação de revestimento cerâmico em toda a edificação, e a criação de um espaço coberto com mesas.

“Trata-se de um grande projeto, que prevê uma intervenção de quase 2 km, no qual levamos em conta a questão da acessibilidade, calçamento, área de convívio para as pessoas que vivem no entorno e, também, revitalização de todos os quiosques e do centro comercial. Portanto, esse local será repaginado, terá uma outra cara, até porque  essa é uma área de passagem para todos os turistas que vão em direção a Lucena e Costinha. Estamos preparando mais um cartão postal para a cidade. Também pensamos em termos de segurança e, em parceria com a CBTU, vamos instalar um gradil ao longo da via férrea para garantir a segurança das pessoas que aqui transitam e convivem nesse espaço”, explicou o secretário de habitação, Rodrigo Martines

O projeto foi elaborado adotando-se critérios construtivos condizentes com a tipologia existente no local e atendendo principalmente aos aspectos de preservação ambiental, adequando-se à tradição turística contemplativa, além de proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano.

“Para nós da CBTU é uma honra participar de um projeto tão qualificador para a cidade de Cabedelo. Sempre fomos sensíveis a essa situação desde épocas mais remotas, e chegou a hora de contribuirmos, junto à gestão municipal, para uma obra que requalifcará e permitirá um melhor uso desse espaço. De parabéns, portanto, estão todos os cabedelenses e toda a gestão”, declarou o representante da CBTU, Otho  Magno Viegas.

Representando os comerciantes do local no evento, a comerciante  Nena, falou sobre a satisfação com a requalificação da Rua da Balsa.

“Para nos quiosqueiros aqui da área é um prazer e uma satisfação muito grande participar desse momento memorável, único e ímpar. Gostaríamos de agradecer a gestão pelo início dessa obra tão esperada e tão desejada por todos. Sabemos que nosso ambiente vai ficar mais bonito e, com certeza, atrairá mais turistas para que nós possamos vender mais e vivermos melhor. Além disso, nosso bairro ficará muito mais bonito”, afirmou.