A Prefeitura de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, enfrenta um desafio financeiro devido à queda de 30% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que entrou nas contas do municípios nos últimos dias. Essa redução no montante de recursos, transferido pelo Governo Federal, representa um obstáculo sério para as finanças municipais, conforme destacou o secretário da Fazenda, Wedson Luiz Silva.
“Além da redução de 30%, considerando ainda o bloqueio dos valores dos precatórios e parcelamentos do INSS, nós ficamos no primeiro decênio do FPM com um saldo bastante negativo nas contas públicas”, disse o secretário.
Essa notícia levou o governo municipal a reavaliar cuidadosamente seu planejamento para o mês de setembro. Como resultado, o desfile cívico inicialmente agendado para o dia 17 de setembro e o festival Caranga Fest foram suspensos.
“Nesse momento, após avaliação de várias secretarias, a recomendação do governo é o pagamento dos servidores públicos. Estamos fazendo todos os esforços para evitar demissões e manter a regularidade dos pagamentos aos fornecedores de serviços públicos essenciais, garantindo a continuidade dos serviços oferecidos à população. Prudência e equilíbrio são fundamentais neste momento”, enfatizou o secretário.