Prefeitos do Vale do Paraíba pedem a reabertura do Hospital São Vicente de Paulo

Hospital que é uma entidade filantrópica, está fechado há aproximadamente cinco anos

Com o aumento dos casos da Covid-19 na região do Vale do Paraíba, os prefeitos de 13 municípios assinaram um pedido conjunto, endereçado ao Governador João Azevedo, pela reabertura do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo.

O Hospital que é uma entidade filantrópica, está fechado há aproximadamente cinco anos, mas o pedido de reabertura, que já tinha sido apresentado pelo Prefeito de Itabaiana, Dr Lúcio Flávio, no incio da pandemia, em março, teve agora o apoio dos prefeitos Adjailson Andrade, de Salgado de São Félix, Alberto Ferreira, de Mogeiro, Aron, de Itatuba, Benício Neto, de Pilar, Cláudio Madruga, de Gurinhém, Clodoaldo Beltrão, de São Miguel de Taipu, Dedé Romão, de Pedras de Fogo, Eduardo Caxias, de São José dos Ramos, George Coelho, de Sobrado, Manoel da Lenha, de Ingá, Neuma, de Caldas Brandão e Dr Paulo Dália, de Jurupiranga.

O pedido contou com apoio do deputado Adriano Galdino, presidente da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba.

No pedido, os prefeitos destacam a importância da reabertura do Hospital São Vicente de Paulo, que poderá funcionar com uma retaguarda do Hospital Regional, podendo ampliar a capacidade atual do HRI em aproximadamente 60 novos leitos, que serviriam a toda região.

Os prefeitos ainda destacam a sua preocupação com o número crescente de casos confirmados de Covid-19, em todos os municípios da região polarizada por Itabaiana. Inclusive com registros de óbitos.

De acordo com o prefeito George Coelho, presidente da FAMUP, em uma eventual complicação no quadro dos infectados por Covid-19 na região, não haverá condições de atendimentopor falta de leitos.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, declarou solidariedade aos municípios, e lembrou que já teve a oportunidade de apresentar esse mesmo pedido anteriormente, ao Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros.

O prefeito de Itabaiana, Dr Lúcio, agradeceu aos colegas prefeitos pelo empenho conjunto, no sentido de pleitear a reabertura do São Vicente. E disse ainda, que todos os prefeitos tem tido a mesma preocupação. E que apesar dos esforços empenhados, é crescente o número de casos em toda a região, inclusive com pacientes que já precisam de leitos de UTI. E que se os casos continuarem crescendo como estão, lamentavelmente haverá um colapso, e muitas vidas estarão em jogo.

Todos os prefeitos disseram acreditar na sensibilidade do governador João Azevedo, que não tem medido esforços nas ações e investimentos pra medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. E por isso, acreditam que o Estado acolherá o pedido de reabertura do Hospital São Vicente de Paulo.

Comente