Prefeitos debatem redução de tarifas do transporte público

Redução de tarifas do transporte público, esforços para economizar água e escalonamento de dívidas dos municípios são alguns temas a serem debatidos na 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), encontro que ocorre hoje (10) e amanhã (11) em Campinas, São Paulo.

Com 120 prefeitos inscritos e 600 gestores, entre secretários e outros cargos de administrações municipais, o evento terá a participação do vice-presidente da República Michel Temer. Os prefeitos vão entregar a Temer documento contendo 23 reivindicações sobre diversos assuntos.

Segundo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, os municípios vão levar também a Temer pedido para que o imposto sobre combustíveis seja municipalizado e também pleitear auxílios para redução no preço das tarifas no transporte público. “Os municípios não têm capacidade financeira de oferecer os subsídios necessários para o barateamento das tarifas”, disse.

Outros temas também serão levados, como uma melhor distribuição do orçamento. “No bolo tributário, uma pequena parte fica com os municípios. E é nos municípios que estão as reivindicações da população”, disse. Jonas disse que o documento a ser entregue ao vice-presidente comprovará como, nos últimos tempos, aumentou as responsabilidades das cidades, sem que aumentasse a capacidade financeira nos municípios. “Talvez por isso tenhamos tanta insatisfação das pessoas. Precisamos do fortalecimento dos municípios no país”, declarou.

Agência Brasil