Prefeito entrega Praça da Independência e destaca revitalização do Centro Histórico de João Pessoa

O projeto de revitalização e reintegração do Centro Histórico ao conjunto urbanístico da Capital deu mais um importante passo na manhã desta sexta-feira (11). A Praça da Independência, um dos principais patrimônios históricos e turísticos da cidade, foi devolvida à população completamente restaurada, com intervenções paisagísticas e urbanísticas. Respeitando as determinações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep), a intervenção qualificou o espaço para o uso da população, mantendo as características marcantes do contexto em que foi construído.

O projeto de revitalização incluiu a reforma das calçadas externas e internas e substituição do meio fio. A iluminação também foi reforçada, com a instalação de novos postes e a troca de todos os pontos de luz, 81 ao todo, utilizando lâmpadas de vapor metálico. Além disso, foi realizada a substituição de todos os 54 bancos e a manutenção do gradil.

Mas o grande destaque dos trabalhos foi a valorização dos elementos que compõem a identidade do espaço: seus jardins e monumento. Os monumentos do obelisco central e o busto de Otacílio de Albuquerque, erguidos em pedra granito, foram restaurados. O coreto, onde funciona uma floricultura, ganhou nova pintura, novas escadas e um elevador para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

O paisagismo, por sua vez, ganhou aspectos marcantes, as obras partiram de um rigoroso mapeamento dos 24 canteiros internos e externos, mais um levantamento de todo o seu plantel arbóreo. As espécies utilizadas na cobertura vegetal são um mosaico multicor em meio ao verde predominante: são exemplares arbóreos, herbáceos e arbustivos, contando com ixóras vermelhas e amarelas, helicônias, dianelas, dracenas, arcas de Noé, panamás vermelhos e assistácias.