Prefeito e secretário são investigados por contratar professores sem qualificação, na PB

Há indícios de que as contratações dos profissionais foram feitas sem a exigência mínima de qualificação técnica necessária para o exercício da função

Foto: Divulgação/Nova Escola

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um inquérito civil para investigar a contratação de professores sem a devida qualificação técnica pelo Município de São Vicente do Seridó. A medida foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do órgão e tem como alvos o prefeito Erivam dos Anjos Leonardo e o secretário municipal de Educação, Paulo Domingos de Oliveira.

A investigação surgiu após constatação, via sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), de que 81 professores foram contratados, em 2024, sob a justificativa de “excepcional interesse público”. No entanto, há indícios de que essas contratações foram feitas sem a exigência mínima de qualificação técnica necessária para o exercício da função.

Segundo o MPPB, o município não respondeu aos expedientes enviados pelo órgão, o que dificultou o esclarecimento dos fatos. Diante dessa omissão, o inquérito foi aberto com o objetivo de apurar a situação e, se necessário, adotar providências judiciais ou extrajudiciais cabíveis.

O secretário de Educação foi notificado e terá um prazo de 20 dias para apresentar a relação completa dos professores contratados, acompanhada da documentação que comprove a qualificação técnica dos profissionais.

Veja o documento:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab